Solenidade na Alece celebra 75 anos da Faculdade de Medicina da UFC

Sessão solene em homenagem aos 75 anos de fundação da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Foto: José Leomar
A Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Ceará (UFC) comemora, nesta semana, 75 anos de fundação. A data foi celebrada na manhã desta segunda-feira (08/05), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), homenagem que atendeu a requerimento dos deputados Antônio Granja (PDT) e Gabriella Aguiar (PSD), subscrito pelas deputadas Emilia Pessoa (PSDB) e Marta Gonçalves (PL).
O deputado Antônio Granja, que foi aluno da instituição, lembra, que quando se formou em Medicina pela UFC, o curso era o único do Ceará. Para ele, desde a fundação, a Famed forma profissionais com ética, profissionalismo, conhecimento e humanidade. “Tudo o que fiz na medicina é fruto do que aprendi com meus professores e meus colegas de carreira. Celebro essa data e parabenizo a todos que fazem essa querida instituição, que fez e continua fazendo história”, pontuou.
Para a deputada Gabriella Aguiar, o curso de Medicina da UFC é de grande importância para os avanços médicos no Ceará, no entanto, “mesmo com 75 anos de existência e excelência, faltam muitos anos de valorização”. “Essa valorização não vem somente através de honrarias como esta, mas vem com valorização concreta, como em investimentos e reconhecimento científico”, observou a parlamentar.
Já a deputada Emilia Pessoa ressaltou a importância da medicina e dos profissionais para a saúde da população. Agradeceu o cuidado e comprometimento dos profissionais de saúde que atuam no município de Caucaia e reafirmou o respeito e valor que ela, sua família e os cearenses têm pelos médicos. “Saibam todos da importância que vocês têm na vida das pessoas. Ressalto aqui meu muito obrigado a cada médico, pois tenho a certeza de que todos estão, de alguma forma, mesmo que anonimamente, no coração de muitas pessoas”, garantiu.
