Solenidade na Alece celebra 75 anos da Faculdade de Medicina da UFC

Sessão solene em homenagem aos 75 anos de fundação da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Foto: José Leomar

A Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Ceará (UFC) comemora, nesta semana, 75 anos de fundação. A data foi celebrada na manhã desta segunda-feira (08/05), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), homenagem que atendeu a requerimento dos deputados Antônio Granja (PDT) e Gabriella Aguiar (PSD), subscrito pelas deputadas Emilia Pessoa (PSDB) e Marta Gonçalves (PL).

O deputado Antônio Granja, que foi aluno da instituição, lembra, que quando se formou em Medicina pela UFC, o curso era o único do Ceará. Para ele, desde a fundação, a Famed forma profissionais com ética, profissionalismo, conhecimento e humanidade. “Tudo o que fiz na medicina é fruto do que aprendi com meus professores e meus colegas de carreira. Celebro essa data e parabenizo a todos que fazem essa querida instituição, que fez e continua fazendo história”, pontuou.

Para a deputada Gabriella Aguiar, o curso de Medicina da UFC é de grande importância para os avanços médicos no Ceará, no entanto, “mesmo com 75 anos de existência e excelência, faltam muitos anos de valorização”. “Essa valorização não vem somente através de honrarias como esta, mas vem com valorização concreta, como em investimentos e reconhecimento científico”, observou a parlamentar.

Já a deputada Emilia Pessoa ressaltou a importância da medicina e dos profissionais para a saúde da população. Agradeceu o cuidado e comprometimento dos profissionais de saúde que atuam no município de Caucaia e reafirmou o respeito e valor que ela, sua família e os cearenses têm pelos médicos. “Saibam todos da importância que vocês têm na vida das pessoas. Ressalto aqui meu muito obrigado a cada médico, pois tenho a certeza de que todos estão, de alguma forma, mesmo que anonimamente, no coração de muitas pessoas”, garantiu.

O diretor da Faculdade de Medicina, professor João Macedo Coelho Filho, destacou a emoção de celebrar mais um aniversário da instituição - Foto: José Leomar

O diretor da Faculdade de Medicina da UFC, professor João Macedo Coelho Filho, destacou a emoção de celebrar mais um aniversário da Faculdade de Medicina, em uma homenagem com a presença de tantos professores e profissionais que fizeram e fazem a história do curso. Ele chamou a atenção também para a importância de lembrar e homenagear a memória daqueles que já contribuíram para o crescimento da Famed.

João Macedo Coelho Filho relatou ainda parte da história da faculdade, que teve sua aula inaugural em Fortaleza, no dia 12 de maio de 1948. Segundo ele, as aulas aconteciam em um casarão no centro da capital, e somente em 1957 a Faculdade de Medicina transferiu suas atividades e se instalou definitivamente no bairro Porangabussu, onde foi construído também o “sonhado Hospital das Clínicas”, o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, entre outros equipamentos.

Até 2001, conforme recordou o diretor, a Faculdade de Medicina da UFC era o único curso da área no Ceará. Foi a partir daquele ano que o curso foi expandido para o Cariri e para Sobral. “Um marco importantíssimo, não somente para a instituição, mas também para a saúde de todo o Ceará”, avaliou. Outro ganho, segundo ele, foi a instituição do curso de Fisioterapia, também abrigado na Faculdade de Medicina.

Entre os desafios apontados por João Macedo Coelho Filho estão a expansão da área física da Faculdade de Medicina no Campus de Porangabussu, com urbanização e adequação do bairro para receber o alto fluxo de pessoas, automóveis e ambulâncias, com a construção de um amplo estacionamento; o fortalecimento das parcerias com a rede estadual e municipal de saúde, a fim de assegurar a inserção nos cenários de práticas prioritariamente para os alunos de escolas públicas de Medicina, e a edificação de um novo Hospital das Clínicas.

“Não é possível que, mesmo com todo o nosso desenvolvimento e expansão, mesmo com toda a criação de tantos novos serviços, de novas disciplinas, e com o aumento do número de docentes, estejamos com uma estrutura limitada de 75 anos atrás”, argumentou o diretor da Famed.

Além dos parlamentares que se pronunciaram e do diretor da Faculdade de Medicina da UFC, professor João Macedo Coelho Filho, compuseram a mesa da solenidade a secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro; a pró-reitora de Graduação, Ana Paula de Medeiros Ribeiro; a vice-diretora de Medicina da Famed, Danielle Macêdo Gaspar, e a coordenadora do curso, Mônica Cardoso Façanha. A solenidade contou ainda com apresentação do coral da UFC.

Foram homenageadas na ocasião 19 pessoas, sendo professores e médicos formados pela instituição. Entre eles: José Luciano Bezerra Moreira, José Milton de Castro Lima, Antônio Augusto Guimarães Lima, Fabiane Elpídio de Sá, Maria Goretti Frota Ribeiro, José Alberto Dias Leite, Nicolas Gustavo Souza Costa, Henry de Holanda Campos, Elias Geovane Boutala Salomão, Manoel Oliveira Filho, Lúcio Gonçalo de Alcântara, Valéria Goes Ferreira Pinheiro, João Pordeus, doutor Murilo Alves do Amaral.