Com 514 cientistas incluídos na lista dos melhores do mundo, a Universidade Federal do Ceará foi classificada como a primeira instituição do Norte, Nordeste e Centro-Oeste na edição de 2024 do AD Scientific Index. O ranking, que se baseia no desempenho e no valor agregado da produtividade científica de pesquisadores individuais, posicionou a UFC na 10ª colocação do Brasil e na 13ª da América Latina. A Faculdade de Medicina é destaque, dos 8 cientistas top 3% da UFC , 5 são da Famed.

O sistema de classificação analisou 23.027 instituições de 219 países. Considerando apenas universidades, a UFC ocupa a nona posição do Brasil e a 12ª da América Latina. É também a sexta entre as universidades federais. A Universidade possui 46 pesquisadores entre os 5 mil mais citados da América Latina, e 83 entre os 5 mil mais citados do Brasil.

Imagem: Vista externa diagonal do prédio da Reitoria da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)A UFC possui 60 cientistas entre os 10% mais bem posicionados do mundo, sendo oito deles listados no top 3% do ranking (Foto: Viktor Braga/UFC)

“A UFC, do alto dos seus 70 Anos, celebrados em 2024, é uma instituição madura, e essa maioridade intelectual foi conquistada, especialmente, pela formação substantiva e plural dos seus docentes. Recebemos com muita alegria a publicação que nos coloca em posições de destaque no Brasil e em toda a América Latina, em um ranking que usa o corpo docente como principal indicador”, comemora o reitor Custódio Almeida.

O índice científico mostra a classificação de um cientista individual em 12 áreas temáticas: Agricultura e Silvicultura; Artes, Design e Arquitetura; Negócios e Gestão; Economia e Econometria; Educação; Engenharia e Tecnologia; História, Filosofia, Teologia; Direito; Medicina e Ciências da Saúde; Ciências Naturais; Ciências Sociais; e Outras.

A UFC possui 60 cientistas entre os 10% mais bem posicionados do mundo, sendo oito deles listados no top 3% do ranking. Destes, cinco são da área de Medicina e Ciências da Saúde, dois de Ciências Naturais e um de Engenharia e Tecnologia.

O departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina é responsável por três dos oito pesquisadores posicionados no top 3% do mundo: Aldo Ângelo Moreira Lima, Manoel Odorico de Moraes Filho e Cláudia do Ó Pessoa. Já o Departamento de Física, com os professores Hans J Hermann (que ocupa a primeira colocação da UFC) e Antônio Gomes de Souza Filho, vem na sequência. Os departamentos de Saúde Comunitária (Prof. Jorg Heukelbach), de Engenharia de Alimentos (Profª Sueli Rodrigues) e de Morfologia (Profª Gerly Anne de Castro Brito) também contam com cientistas nesta lista.

O reitor parabenizou os professores por promoverem o reconhecimento da Instituição na comunidade científica internacional. “Sigamos com firmeza e confiança, pois temos lastro para muitas outras conquistas”, vislumbra.

METODOLOGIA – O AD Scientific Index foi desenvolvido usando os valores totais e dos últimos seis anos do i10 index, do h-index e as pontuações de citação do Google Acadêmico. O h-index é um índice no qual um pesquisador precisa ter um alto número de publicações e citações para que possa ser bem posicionado. Já o i10 index é calculado pelo Google Acadêmico, considerando apenas artigos e livros que foram citados pelo menos 10 vezes.

Segundo a vice-reitora e pró-reitora de Relações Interinstitucionais, Diana Azevedo, um aspecto importante destes dados é que eles refletem o sucesso e o desempenho dos programas de pós-graduação da UFC na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Todos esses pesquisadores atuam em um ou mais dos 14 programas de excelência avaliados com notas 6 ou 7 pela CAPES”, observa.

Veja a lista dos oito cientistas da UFC que estão no top 3% do ranking:

1 – Hans J Herrmann – Departamento de Física
2 – Aldo Ângelo Moreira Lima – Departamento de Fisiologia e Farmacologia
3 – Jorg Heukelbach – Departamento de Saúde Comunitária
4 – Antonio Gomes de Souza Filho – Departamento de Física
5 – Manoel Odorico De Moraes Filho – Departamento de Fisiologia e Farmacologia
6 – Claudia do Ó Pessoa – Departamento de Fisiologia e Farmacologia
7 – Sueli Rodrigues – Departamento de Engenharia de Alimentos
8 – Gerly Anne de Castro Brito – Departamento de Morfologia

Fonte: https://www.ufc.br/noticias/18651-com-514-cientistas-entre-melhores-do-mundo-ufc-e-1-do-norte-nordeste-e-13-da-america-latina-em-ranking-internacional