Profissionais de órgãos públicos do Ceará irão falar sobre a leucemia, um tipo de câncer no sangue que tem início nas células-tronco da medula óssea, e que atinge crianças e adultos. A doença possui vários subtipos

O primeiro Webinar deste ano, promovido pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC), sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, foca na campanha nacional de combate à leucemia, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e combate à doença.

O diagnóstico precoce pode ser decisivo na vida de uma pessoa, especialmente no caso das crianças. De acordo com o coordenador do Nuteds, os pais precisam estar atentos aos sintomas. “As crianças não têm como buscar informações sobre a leucemia. Portanto, cabe aos pais e responsáveis observarem o comportamento da criança e outros sinais, e ao profissional da saúde, seja o clínico geral ou pediatra, fazer uma escuta ativa desses pais. Para ajudar, nesse sentido de esclarecimento, é que o Núcleo promove esses momentos com profissionais da saúde”, afirma.

Participarão do encontro, que será realizado amanhã, dia 28, a partir das 10h, com transmissão ao vivo via YouTube, pelo Canal NUTEDS – UFC, a Dra. Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce, que também é médica hematologista do Instituto Dr. José Frota (IJF) e professora do Curso de Medicina do Unichristus. Ela vai falar sobre a importância da doação de medula óssea e como é realizado esse processo de doação na instituição; a Dra. Viviany Viana, médica cancerologista e hematologista pediátrica do Centro Pediátrico do Câncer do Hospital Infantil Albert Sabin, que trará informações acerca da leucemia em crianças e do atendimento no HIAS;  e o Dr. Fernando Barroso, presidente da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), chefe da Hematologia e TMO do Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC e professor da Faculdade de Medicina da UFC. Ele nos trará informações sobre a doença e sobre o número de transplantes realizados no HUWC. Também falará a respeito do projeto desenvolvido pela UFC, na utilização do tratamento Car-T Cell.

A leucemia tem cura, mas para isso, é necessário que o paciente siga o tratamento indicado pelo médico. O sucesso é ainda maior quando o diagnóstico é feito precocemente.

Fique atento(a) a alguns sintomas:

• Fraqueza
  • Sangramentos
  • Manchas roxas no corpo
  • Dores nas pernas
  • Febre
  • Gânglios aumentados
  • Dor e aumento na região esquerda do corpo (baço)

Após a transmissão, o encontro ficará disponível para ser acessado de forma assíncrona, no mesmo link.

Serviço:

Webinar – Campanha Fevereiro Laranja

Quais os sintomas e tratamento da leucemia em crianças e adultos?

Dia: 28/02/2024

Horário: das 10h às 11h30

Transmissão via YouTube, pelo Canal NUTEDS – UFC.

Acesse o link: https://bit.ly/3wEfCSF