Esse é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Por isso, muitas ações são intensificadas durante este mês

A fim de contribuir com a Campanha Outubro Rosa e ajudar na prevenção ao câncer de mama, o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC) realiza webinar nesta sexta-feira (27), a partir das 10h. O evento é gratuito, com transmissão ao vivo pela plataforma ConferênciaWeb, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, e ficará disponível de forma assíncrona no YouTube, no canal NUTEDS – UFC.

Segundo o Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, coordenador do NUTEDS/FAMED/UFC, a ação fortalece o compromisso do Núcleo em compartilhar informações de interesse público na área da saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Uma das principais estratégias utilizadas na atenção primária à saúde é o acesso à informação de qualidade. Portanto, nosso desejo é que essas informações, trazidas por estes profissionais, cheguem ao maior número de homens e mulheres e, assim, consigamos contribuir para a redução do número de casos em que muitas pessoas, a maioria mulheres, perdem suas vidas”, afirma.

Durante o webinar, serão apresentadas experiências de instituições que trabalham com a temática, como o Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON), idealizado pelo Dr. Luiz Porto, professor aposentado da Faculdade de Medicina da UFC, a Associação Deusas da Mama de Maranguape, surgido de um movimento de mulheres mastectomizadas, que será apresentada pela presidente Dadynha Saturnino e pela diretora social Ingrid Silva Lopes, diagnosticada com a doença aos 34 anos, além do trabalho realizado pelo Hospital de Câncer de Pernambuco, experiência trazida pela enfermeira Lorena Sofia, coordenadora de Enfermagem da unidade hospitalar.

O internauta também vai conhecer as ações realizadas pela Secretaria da Saúde do Ceará durante o mês da Campanha e ao longo do ano, além de saber as estatísticas de cirurgias e outras informações sobre o assunto de total relevância para a população. Ao final das apresentações, os participantes poderão tirar fazer perguntas e tirar dúvidas relacionadas ao tema.

Serviço:

Para participar do evento, que será realizado nesta sexta-feira (27), das 10h às 11h30, basta acessar o link https://bit.ly/46ZZE2q e clicar na aba “Entrar como convidado”.