O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará aprovou, neste mês de novembro, a criação do Programa de Formação de Médicos Pesquisadores (MD-PhD). A iniciativa busca fomentar a formação de pesquisadores na área de saúde, permitindo que alunos do Curso de Medicina possa interromper temporariamente a graduação para se dedicarem a atividades na pós-graduação

Segundo o diretor da Faculdade de Medicina da UFC, Prof. João Macêdo Filho, o Programa MD-PhD é uma inovação que surge para atrair estudantes de Medicina de alto desempenho para a carreira acadêmica, suprindo a crescente redução de profissionais médicos atuantes no campo da pesquisa, especialmente em áreas básicas como fisiologia, farmacologia, patologia, imunologia, microbiologia, dentre outras.

“O mercado acaba sendo muito atraente. No internato, os estudantes já entram em contato com a prática médica e, se não tiverem na graduação estabelecido um vínculo mais forte com a pesquisa – o que pode se dar por meio de ingresso formal em um programa de pós-graduação –, eles se direcionam muito mais para a residência ou o emprego. Isso gera uma lacuna de pesquisadores médicos, particularmente nas áreas básicas”, afirmou o diretor da FAMED.

Macêdo destaca o fato de ser “extremamente longo” o percurso habitual dos egressos de Medicina até o doutorado. “Entre a graduação, residência, mestrado e doutorado, muitas vezes atinge-se 15 anos ou mais. Esse programa, então, abrevia esse tempo”, afirmou o Prof. João Macêdo.

Sobre o programa

O Programa MD-PhD não é um programa de formação em larga escala, mas voltado para estudantes de alto desempenho que atendam a critérios específicos ligados à carreira científica. De acordo com o Prof. João Macêdo, a expectativa é de que o primeiro edital seja lançado em 2023.

Poderão se candidatar ao MD-PhD estudantes de Medicina que estejam matriculados a partir do 8º semestre (quarto ano de curso), que tenham realizado estágio de Iniciação Científica durante dois anos ou mais em laboratório da FAMED e que tenham publicado pelo menos um artigo em um periódico internacional Qualis A1 ou A2.

Uma vez selecionados, os estudantes poderão interromper temporariamente a graduação, por até 36 meses, para ingressar no doutorado em um dos programas de pós-graduação de excelência da FAMED-UFC. Durante esse tempo, deverá cursar as disciplinas da pós-graduação e encaminhar sua pesquisa, retornando após os 36 meses para a graduação para finalizar os créditos necessários à colação de grau.

Terminada a graduação, ele retorna ao doutorado para defender sua tese, habilitando-se para novas atividades científicas e até mesmo de docência.

Segundo o Prof. João Macêdo, com a aprovação do CEPE, a FAMED passa agora a preparar os detalhes do edital e articular a oferta de bolsas para os selecionados. Para ele, trata-se de um importante marco para a pesquisa em saúde no Ceará.

Fonte: site UFC e Diretoria da Faculdade de Medicina da UFC – e-mail: diretormedicina@ufc.br