No dia 12 de maio de 1948, acontecia a primeira aula de sapiência que marcou a instalação da Faculdade de Medicina no Ceará, até então mantida pelo Instituto de Ensino Médico. A data, que dá nome ao Centro Acadêmico da Famed/UFC, é o ponto de partida para concretizar a primeira escola de formação médica do estado.

Pouco mais de três anos depois, em 27 de março de 1951, foi divulgado o Decreto que reconhecia o curso de Medicina, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas e pelo Ministro da Educação, Simões Filho.  Assim, nasceu a Faculdade de Medicina como a instituição que conhecemos hoje. Inicialmente, seu funcionamento ocorreu em um prédio na Praça José de Alencar e, apenas em 1957, a Faculdade começou a operar direto do Porangabuçu.

Ao todo, são 74 anos de história, de desafios e de conquistas para a formação médica no Ceará, reunindo um espaço onde ensino, extensão e pesquisa são colocados em prática continuamente. Os resultados revelam quase nove mil profissionais formados entre médicos e fisioterapeutas, 12 programas de mestrados e oito de doutorado, além de mais de 200 professores efetivos e uma série de projetos e núcleos que vão da telessaúde à educação médica e ao desenvolvimento de medicamentos.