Foi lançado recentemente o projeto Ações Integradas de Educomunicação para Prevenção ao Suicídio e da Automutilação, uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, com a Fundação Demócrito Rocha e Universidade Aberta do Nordeste.
A ideia do projeto é promover a abordagem adequada dos temas de forma pedagógica e didática, utilizando ferramentas de educomunicação que permitam a promoção e difusão das informações de forma sistemática para o público adolescente, por faixa etária, bem como o engajamento de profissionais de dos conselhos tutelares, educadores, profissionais de saúde, lideranças de movimentos sociais e religiosos e outros, legítimos mediadores nesse processo de educação e de discussão sobre os temas de prevenção à automutilação e o suicídio.
O conteúdo foi desenvolvido de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), incluindo cursos a distância e disponibilização de material didático preparados para pré-adolescentes, adolescentes e adultos.
Os cursos são gratuitos e estão com inscrições abertas. Para conferir todos os materiais disponíveis, basta acessar a plataforma http://prevencaoevida.com.br/.