Foi lançada esta semana a terceira turma do Programa de Qualificação para Profissionais de Regulação do Sistema Único de Saúde. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS/UFPE).
O programa é composto por cinco cursos: Introdução à Regulação no SUS, Regulação nas Redes de Atenção à Saúde, Regulação do Acesso Ambulatorial, Regulação da Assistência Hospitalar e Regulação das Urgências.
As matrículas podem ser realizadas até o dia 30 de abril de 2019, pelo link. O público prioritário é formado por profissionais de nível superior que exerçam atividades operacionais de regulação nas unidades de regulação das gestões municipais e estaduais. No entanto, a oferta também é aberta a demais interessados no tema.
O Programa está inserido na proposta da Política Nacional de Regulação do SUS, que compreende os processos formativos como estratégias importantes para sua consolidação, considerando, em especial, a regulação do acesso, que exige uma prática que passa por uma série de fluxos e processos que estão necessariamente interligados.