Internato
O Internato Médico, estágio curricular obrigatório de formação em serviço, requisito obrigatório para a colação de grau, será realizado em serviços próprios, conveniados ou em regime de parcerias, estabelecidas por meio de Contratos Organizativos da Ação Pública Ensino-Saúde com os Secretários Municipais e Estaduais de Saúde, conforme previsto no art. 12 da Lei n.º 12.871, de 22 de outubro de 2013, e sob a supervisão de preceptores ou docentes da própria Faculdade.
O Internato Médico da FAMED está regulamentado através de um regimento próprio aprovado pelo Colegiado do Curso e está organizado em áreas onde os conhecimentos adquiridos ao longo do processo de aprendizagem deverão ser consolidados e o treinamento de habilidades clínico cirúrgicas em ambiente real e de simulação deverá ser incrementado, conforme disposto no PPC do Curso, apresentado no Manual do Internato.
A carga horária do Internato foi estabelecida em 3.840 horas, correspondente a 46,2 % da carga horária total do curso, superando o mínimo de 35% proposto pelas DCNs 2014. O internato terá a duração de 24 meses incluindo dois períodos de recesso, também denominado por férias, onde obrigatoriamente o 24° mês corresponderá a férias coletivas (sendo vedado as férias no 23°mês) e um mês de estágio eletivo (160 horas incluso em qualquer das áreas) em serviço próprio ou conveniado local, nacional ou mesmo no exterior, escolhido pelo interno. Destaca-se que os dois períodos de recesso não entram no cômputo de integralização da carga horária a ser cumprida no Internato.
A jornada semanal de prática poderá incluir períodos de plantão de até 12 (doze) horas diárias, desde que não ultrapasse o limite de 40 (quarenta) horas semanais, nos termos da Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008(Lei do Estágio) que dispõe sobre o estágio de estudantes. Em atenção às determinações das DCNs 2014, no PPC 2018.1, pelo menos 1.600 horas, o que corresponde a 41,6% da carga horária total do internato, será desenvolvida na Atenção Básica em atividades voltadas para a área de conhecimento da Medicina Geral de Família e Comunidade (800 horas), em atividades de Saúde Coletiva (160 horas) e em Serviço de Urgência e Emergência do SUS (640 horas), que superam o percentual mínimo de 30% proposto nas DCNs 2014. A distribuição da carga horária total prevista para Urgência e Emergência no Internato é distribuída igualmente (160 horas) para cada uma das áreas, a saber: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica/Cirurgia, Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria, conforme projeto pedagógico do curso.
A carga horária do internato incluirá aspectos fundamentais nas áreas de Clínica Médica (800 horas), Clínica Cirúrgica/Cirurgia (480 horas), Ginecologia/Obstetrícia (480 horas), Pediatria (480 horas), Saúde Coletiva (320 horas), Saúde Mental (320 horas) e Medicina Geral de Família e Comunidade (800 horas, que inclui 160 horas do CRUTAC (internato rural). O Internato está organizado em quatro semestres, cada um deles constituído por 26 semanas. Os discentes fazem, a cada semestre, itinerários nas Grandes Áreas, pré-determinados pela Coordenação do Internato antes da entrada do interno no estágio.
Área | Duração | Carga Horária |
Internato em Clínica Médica
(20 semanas / 40h) |
16 Semanas
04 Semanas em Urgência/Emergência |
800h |
Internato em Clínica Cirúrgica/Cirurgia
(16 semanas / 40h) |
12 Semanas
04 Semanas em Urgência/Emergência |
640h |
Internato em Ginecologia/Obstetrícia
(16 semanas / 40h) |
12 Semanas
04 Semanas em Urgência/Emergência |
640h |
Internato em Pediatria
(16 semanas / 40h) |
12 Semanas
04 Semanas em Urgência/Emergência |
640h |
Internato em Saúde Coletiva
(08 semanas / 40h) |
04 Semanas em Doenças Infecciosas
04 Semanas em Saúde Coletiva |
320h |
Internato em Saúde Mental
(08 semanas / 40h) |
08 Semanas | 320h |
Internato em Medicina Geral de Família e Comunidade (20 semanas / 40h) | 16 Semanas MGFC
04 Semanas CRUTAC |
800h |
Subtotal | 4160h | |
Férias (02 períodos de 04 semanas) | Redução de 320h | |
Total | 3840h |
As atividades no Internato serão eminentemente práticas executadas sob a supervisão de um docente/preceptor onde se definiu a relação de um docente e/ou preceptor (Residente 2° ano ou mais) para cada três internos. A carga horária teórica total do Internato, a ser distribuída nas sete grandes áreas, não será superior a 768 horas, o que corresponde a 20% (vinte por cento) do total do estágio. Os conteúdos fundamentais do Internato no Curso de Graduação da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC estão relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade e referenciados na realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em saúde.
Os conteúdos do Internato visam garantir que o graduando em Medicina tenha formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, e desenvolva competência para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, tanto no âmbitos individual como no coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença. Destaca-se que a construção do conhecimento experiencial deve se dar em momentos pedagógicos que permitam com ajuda de um preceptor, que promova o entendimento, por parte do graduando, da experiência de forma crítica e reflexiva.
Internato Rural (CRUTAC)
O CRUTAC, Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária, foi criado nas Universidades do Brasil em 1965 como objetivo geral de formação de profissionais adequados às exigências das áreas interioranas do Brasil e, como consequência lógica, a promoção e benefícios para as populações rurais. Historicamente foi considerado o órgão que possibilitou de forma mais efetiva a extensão/interiorização da Universidade no Brasil.
Atualmente representa estágio curricular, obrigatório, vinculado às Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Extensão (PREX), com o objetivo geral de propiciar aos graduandos dos Cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia, formação adequada às exigências das regiões que se encontram fora da área metropolitana do Estado do Ceará e expressa uma filosofia e uma política de interiorização da Universidade Federal do Ceará, no tocante à difusão dos conhecimentos científicos e valores éticos e preparação dos futuros profissionais para atuarem nas localidades rurais e urbanas de municípios do interior do estado, principalmente naquelas em que há maior escassez de profissionais. No PPC 2018.1 a carga horária de 160h, correspondente a 4 semanas, está incluída dentro da Grande Área de Medicina Geral de Família e Comunidade.
Avaliação do Interno
No Internato a avaliação será feita por serviço, abrangendo o desenvolvimento de competências e a assiduidade, utilizando os instrumentos indicados nos respectivos Programas do Estágio Curricular Obrigatório.
A avaliação do desenvolvimento de competência do interno em cada uma das Áreas abrangerá os aspectos de:
- Domínio afetivo;
- Domínio psicomotor;
- Domínio cognitivo;
- Assiduidade.
O domínio afetivo refere-se às atividades de interesse que levam à participação, pontualidade, iniciativa, interesse, relacionamento e acatamento aos regulamentos e normas de serviço e apresentação pessoal.
O domínio cognitivo refere-se às seguintes habilidades de conhecimento:
- Elaboração e organização de prontuários;
- Apresentação de casos nas visitas as enfermarias e nas sessões clínicas;
- Atividades de ambulatório, de enfermaria e plantões.
O domínio psicomotor refere-se às habilidades do Interno:
- na entrevista do paciente, com o objetivo da elaboração da história clínica;
- na execução do exame físico, considerando a abordagem, as técnicas e manobras no manuseio do paciente;
- na demonstração de habilidades outras, comuns e/ou peculiares a cada serviço (coleta de material para exames laboratoriais, curativos, pequenas Clínica Cirúrgica/Cirurgias, punções, etc.);
- na presteza e segurança de atitudes no atendimento.
Os domínios cognitivos e psicomotores (habilidades, competência, atitudes) deverão ser obrigatoriamente avaliados em prova prático-oral (OSCE) ao final do I2 ou cada área e serviços em que o discente esteja lotado. Em ambiente clinico propõe-se também a utilização do Mini Clinical Evaluation Exercise (Mini-Cex) como uma escala de avaliação de habilidades clínicas. Este método é um instrumento de observação direta de desempenho, que permite que o professor avalie o estudante enquanto este realiza uma consulta objetiva e rápida, focada em determinada necessidade do paciente. Reproduz, da maneira mais fiel possível, a rotina do profissional em seu local de trabalho. Não interfere na rotina do serviço, não usa o paciente como objeto de ensino e ainda consegue identificar e corrigir deficiências de desempenho através do feedback rotineiro.
Em relação à assiduidade, a presença do interno no serviço deverá ser obrigatoriamente registrada pelo Supervisor Didático-Pedagógico de área em livro próprio para este fim. O interno deve ter frequência igual ou maior do que 90% (noventa por cento) durante o período do Estágio.
Mobilidade no Internato
Mediante manifestação favorável da gestão acadêmica do Curso de Medicina e da Coordenação do Internato, será possível ao interno utilizar até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária total estabelecida para o estágio supervisionado fora do Estado do Ceará, preferencialmente nos serviços do SUS, bem como em instituição conveniada que mantenha programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica ou outros programas de qualidade equivalente em nível internacional. Excepcionalmente, desde que devidamente motivado e justificado, o Colegiado do Internato poderá autorizar percentual superior aos 25% da carga horária total do Internato. Ressaltamos que o total de estudantes teoricamente passíveis de obterem autorização a realizar estágio fora, não ultrapassará o limite de 50 % das vagas dos internos matriculados no mesmo semestre.