O Internato Médico, estágio curricular obrigatório de formação em serviço, requisito obrigatório para a colação de grau, será realizado em serviços próprios, conveniados ou em regime de parcerias, estabelecidas por meio de Contratos Organizativos da Ação Pública Ensino-Saúde com os Secretários Municipais e Estaduais de Saúde, conforme previsto no art. 12 da Lei n.º 12.871, de 22 de outubro de 2013, e sob a supervisão de preceptores ou docentes da própria Faculdade.

O Internato Médico da FAMED está regulamentado através de um regimento próprio aprovado pelo Colegiado do Curso e está organizado em áreas onde os conhecimentos adquiridos ao longo do processo de aprendizagem deverão ser consolidados e o treinamento de habilidades clínico cirúrgicas em ambiente real e de simulação deverá ser incrementado, conforme disposto no PPC do Curso, apresentado no Manual do Internato.

A carga horária do Internato foi estabelecida em 3.840 horas, correspondente a 46,2 % da carga horária total do curso, superando o mínimo de 35% proposto pelas DCNs 2014. O internato terá a duração de 24 meses incluindo dois períodos de recesso, também denominado por férias, onde obrigatoriamente o 24° mês corresponderá a férias coletivas (sendo vedado as férias no 23°mês) e um mês de estágio eletivo (160 horas incluso em qualquer das áreas) em serviço próprio ou conveniado local, nacional ou mesmo no exterior, escolhido pelo interno. Destaca-se que os dois períodos de recesso não entram no cômputo de integralização da carga horária a ser cumprida no Internato.

A jornada semanal de prática poderá incluir períodos de plantão de até 12 (doze) horas diárias, desde que não ultrapasse o limite de 40 (quarenta) horas semanais, nos termos da Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008(Lei do Estágio) que dispõe sobre o estágio de estudantes. Em atenção às determinações das DCNs 2014, no PPC 2018.1, pelo menos 1.600 horas, o que corresponde a 41,6% da carga horária total do internato, será desenvolvida na Atenção Básica em atividades voltadas para a área de conhecimento da Medicina Geral de Família e Comunidade (800 horas), em atividades de Saúde Coletiva (160 horas) e em Serviço de Urgência e Emergência do SUS (640 horas), que superam o percentual mínimo de 30% proposto nas DCNs 2014. A distribuição da carga horária total prevista para Urgência e Emergência no Internato é distribuída igualmente (160 horas) para cada uma das áreas, a saber: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica/Cirurgia, Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria, conforme projeto pedagógico do curso.

A carga horária do internato incluirá aspectos fundamentais nas áreas de Clínica Médica (800 horas), Clínica Cirúrgica/Cirurgia (480 horas), Ginecologia/Obstetrícia (480 horas), Pediatria (480 horas), Saúde Coletiva (320 horas), Saúde Mental (320 horas) e Medicina Geral de Família e Comunidade (800 horas, que inclui 160 horas do CRUTAC (internato rural). O Internato está organizado em quatro semestres, cada um deles constituído por 26 semanas. Os discentes fazem, a cada semestre, itinerários nas Grandes Áreas, pré-determinados pela Coordenação do Internato antes da entrada do interno no estágio.