A Faculdade de Medicina da UFC recebeu nesta quinta-feira, 30 de novembro, o certificado de Curso Acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), em cerimônia ocorrida no Conselho Federal de Medicina (CFM). A Prof.ª Mônica Façanha esteve em Brasília, representando a Famed/UFC, na cerimônia que reuniu outras instituições de ensino do país.

“Grande honra representar nosso Curso/Faculdade/UFC nessa cerimônia, pois o certificado é resultado da dedicação de cada discente, docente, técnico-administrativo, terceirizado e dos “amigos da escola” além do apoio das instituições”, comenta a coordenadora do Curso de Medicina da UFC.

Profª Mônica Façanha na cerimônia ocorrida em Brasília, na sede do CFM.

Para ser acreditada pelo Saeme, a instituição precisa cumprir etapas que incluem desde o preenchimento de questionário online até visitas in loco, envolvendo dirigentes, docentes, estudantes e técnicos administrativos, representantes da comunidade, da rede de saúde local e a equipe de avaliadores.

A certificação vale por cinco anos, quando os cursos serão reavaliados, no caso da Famed/UFC até 2028. Os alunos das instituições certificadas têm diploma reconhecido em outros países, que facilita o encaminhamento para estudo e residência médica no exterior. A acreditação também poderá intensificar o intercâmbio de alunos de diferentes países.