Menu fechado

O Curso de Medicina no Ceará iniciou suas atividades em 1948 na recém-criada Faculdade de Medicina do Ceará. Em dezembro de 1954, através da Lei 2.373 foi criada a ”Universidade do Ceará”, unindo os vários cursos de ensino superior então existentes em Fortaleza. Assim, a Faculdade de Medicina passou a integrar a instituição hoje denominada por Universidade Federal do Ceará (UFC). Nos idos de 1957, a Faculdade de Medicina, que até então funcionava em um casarão no centro de Fortaleza, ao lado do Teatro José de Alencar, transferiu-se para o bairro do Porangabuçu, onde se instalou definitivamente. Ali foi construído o Hospital das Clínicas, atual Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e, logo depois, a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC). Posteriormente novas estruturas se agregaram constituindo o hoje denominado Complexo Hospitalar da UFC no Campus do Porangabuçu.

O Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da UFC (FAMED), desde a sua fundação até 2017.1, formou 109 turmas de médicos da mais alta qualidade, com atuação decisiva em nosso Estado, no País e mesmo no exterior. No Ranking Universitário da Folha 2016, o Curso de Medicina da UFC está citado como o 15º melhor do país e em relação a empregabilidade dos egressos no mercado é considerado o 5º do país. A FAMED atualmente ocupa um lugar de destaque entre as Instituições de Ensino Superior sob qualquer ângulo que se possa avaliar, seja na extensão – aí incluídos os inúmeros projetos de intervenção na comunidade – seja na participação em projetos governamentais (como, por exemplo, a supervisão do PROVAB, do MAIS MÉDICOS e da Rede Cegonha), ou ainda na assistência prestada pelo Complexo Hospitalar, atualmente sob a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), sendo responsável pela prestação de serviços médicos de excelência e alta complexidade, assim como tem papel fundamental na formação profissional em Programas de Residência Médica e Multiprofissional no Estado do Ceará.

Primeira sede da FAMED vizinha ao Teatro José de Alencar

Maternidade-Escola Assis Chateaubriand

A Faculdade de Medicina da UFC tem se projetado enormemente na área de pesquisa e conta com onze cursos de Mestrado, sendo três Profissionais e seis de Doutorado, sendo um DINTER. Em relação ao Ensino, a Faculdade de Medicina tem tido importante protagonismo nacional desde o período das profundas reflexões que emergiram da Comissão Interinstitucional de Avaliação das Escolas Médicas (CINAEM) e que mudaram radicalmente a Educação Médica, assim como sedia o Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores nas Profissões da Saúde (oferecido pela Foundation for Advancement of International Medical Education and Research), especialização lato sensu, certificada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.