No dia 29 de novembro, professores da Faculdade de Medicina participaram da 1ª oficina de podcast voltada exclusivamente para docentes desta instituição. O projeto é fruto de uma parceria entre o Núcleo Docente Estruturante e o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da FAMED/UFC (Nuteds).

Trata-se de uma iniciativa pioneira na Faculdade, tendo como objetivo apresentar ferramentas digitais de fácil manuseio para aplicações na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem na saúde. Embora o número de inscritos tenha excedido o limite, apenas 20 vagas foram disponibilizadas neste momento.

O que aconteceu – A oficina foi dividida em duas partes. Uma presencial, de 4h, e outra EaD, de 16h. No encontro presencial, houve tanto um momento prático quanto um espaço de discussão, na qual os professores presentes conheceram o caso de sucesso do Medcast, um dos maiores podcasts do país voltado para profissionais e estudantes da área médica. A palestra foi conduzida pelo Prof. Roberto Maranhão, docente da Famed e um dos idealizadores do Medicast junto ao Prof. Daniel Coriolano, da Universidade de Fortaleza.

Todos os participantes tiveram a chance de conhecer a prática do podcasting, discutir como essa ferramenta pode ser usadas para fins acadêmicos, além de terem um panorama geral sobre roteirização, gravação e edição.

Sobre o podcast – O podcast consiste na produção de conteúdos em áudio sob demanda. Suas aplicações são variadas, inclusive para disseminação de conhecimentos no ambiente acadêmico.

Confira mais fotos da oficina na galeria abaixo: