Educação em dor lombar na atenção básica. Este é o mote de uma das 6 pesquisas em todo o mundo agraciadas pelo prêmio de financiamento da International Association for the Study of Pain (IASP). A pesquisa foi empreendida pela Profª Fabianna Resende de Jesus Moraleida, do Departamento de Fisioterapia, vinculado à FAMED.

O estudo vencedor tem como título: Educação em dor lombar na atenção básica – capacitando profissionais de saúde e pacientes para o controle da dor lombar no Nordeste do Brasil. O prêmio é destinado a iniciativas para melhorar a educação da dor em países em desenvolvimento como o Brasil e a Profa. Moraleida foi a única do país a vencer. Ela é docente no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e Funcionalidade (PPGFISIO) e se junta aos demais vencedores, representantes do Iraque, Nigéria, Paquistão, África do Sul e Uganda. A Faculdade de Medicina tem o prazer de parabenizá-la pela conquista.

Sobre a docente – Moraleida é professora Adjunta da Universidade Federal do Ceara com doutorado em Physiotherapy, pela The University of Sydney (2015) e em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Ortopedia e Esportes, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, dor crônica, ultrasonography, motor control, terapia manual, low back pain e fisioterapia.