O Prof. Gilberto Cerqueira, da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará, foi premiado no XX Congreso Panamericano de Anatomía e XXIV Congreso de Anatomía del Cono Sur, realizados na cidade de Quito, no Equador, de 28 de novembro a 2 de dezembro. Intitulado “Lobo Hepático de Riedel: Relato de Caso“, o trabalho ficou em segundo lugar geral dentre os diversos estudos apresentados durante o evento, na categoria pôster.

O trabalho foi desenvolvido pelo Prof. Gilberto Cerqueira com os alunos de graduação Rodrigo Mariano Ribeiro, Ítalo de Souza Porto e João Felipe Martins Toma, do Curso de Medicina, e João Oliveira Rocha e Domingos Antonio Silvio Morano, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais, no Laboratório de Tecnologias Educacionais e Educação Médica do Departamento de Morfologia da FAMED.

O estudo científico premiado investiga o lobo hepático de Riedel e suas correlações clínicas com os exames de imagem. Essa premiação, anunciada no último dia do congresso, coloca mais uma vez a UFC entre as universidades mais bem conceituadas em pesquisa na área de ciências morfofuncionais.

“Alguns indivíduos podem desenvolver câncer ou sofrer trauma mecânico nesse lobo [do fígado]. A variação anatômica dessa estrutura é de 1 a 33,3%, e foi a primeira vez que demonstramos através de exames de imagem que muitos brasileiros a possuem. [Ter] esse conhecimento é importante para cirurgiões e oncologistas, já que pacientes podem ter metástase nesse lobo. Além disso, pode ocorrer lesão nessa estrutura em pacientes que sofrem trauma de abdômen. O conhecimento para o cirurgião se torna, então, imprescindível para o planejamento da cirurgia e/ou do tratamento oncológico, caso seja afetado por câncer”, explica o Prof. Gilberto.