O Prof. Odorico de Moraes, da FAMED/UFC, foi um dos agraciados pelo Troféu Sereia de Ouro em 2018. A solenidade ocorreu no Theatro José de Alencar no dia 28 de setembro e foi prestigiada por autoridades e personalidades importantes do estado.

O Prof. Odorico é Médico formado pela UFC com Mestrado em Farmacologia pela mesma universidade e Doutorado em Oncologia pela University of Oxford. Ele é pesquisador na área de Farmacologia. Exerceu os cargos de chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade. Criou a disciplina de Oncologia na Faculdade de Medicina da UFC (1996). Implantou o Programa Especial de Treinamento (PET), na época vinculada a CAPES, na Faculdade de Medicina da UFC. Idealizou, implantou e coordena o Laboratório de Oncologia Experimental (LOE) e uma série de outros projetos no âmbito da FAMED.

Além disso, o Prof. Odorico de Moraes atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC, pioneiro em pesquisas de grande impacto, como a do uso da pele de tilápia no tratamento de queimaduras, que ganhou os noticiários nacionais e internacionais nos últimos meses.

Sobre o Troféu Sereia de Ouro – A comenda foi criada há 48 anos pelo industrial Edson Queiroz e é concedida àqueles que se destacaram e deram relevante contribuição ao desenvolvimento do Ceará.

Além do Prof. Odorico e do artista Descartes Gadelha, também foram homenageados o empresário Beto Studart e a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Kátia Arruda, que é graduada em Direito e mestre em Direito Constitucional pela UFC e doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão.