Foto: Viktor Braga

A partir desta semana, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC) conta com nova Diretoria. Na tarde da última segunda-feira (21/10), o Magnífico Reitor da Universidade, Prof. Dr. Cândido Albuquerque, empossou diretores de 17 unidades acadêmicas. Entre eles, o novo diretor da FAMED, Prof. Dr. João Macedo Coelho Filho. Ele assume a diretoria até 2023, junto a nova vice-diretora, Profa. Dra. Danielle Macedo Gaspar.

Sobre a nova diretoria – Prof. Dr. João Macedo é docente da Faculdade desde 1991. Ele possui graduação em Medicina por esta instituição, Residência em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio, Mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de São Paulo, Fellowship em Geriatria pela University of Oxford, Reino Unido, e Doutorado em Farmacologia também pela UFC. O professor já foi Chefe do Departamento de Medicina Clínica e tem atuado na área clinica, na pesquisa e no ensino em nível de graduação e pós-graduação, exercendo a atividade de docente do Mestrado em Saúde Pública.

A nova vice diretora, profa. Dra. Danielle Gaspar possui graduação em Farmácia pela UFC, Mestrado e Doutorado em Farmacologia também por esta instituição. Ela é professora associada de Fisiologia da Faculdade de Medicina. Foi vice-chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia  e é docente dos Programas de Pós-graduação em Farmacologia e de Microbiologia Médica. Pesquisadora do INCT-translacional em Medicina e do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM /UFC).