O primeiro dia da Semana de Saúde Coletiva foi marcado pelo resgate histórico do Movimento Sanitarista da Universidade Federal do Ceará (UFC) e por homenagens a grandes nomes. Confira abaixo como foi o primeiro dia do evento:

A semana começou ontem, dia 27 de novembro, e se estende até o dia 29. A abertura do evento ficou a cargo do Prof. Roberto da Justa, Chefe do Departamento de Saúde Comunitária, que destacou a importância da primeira edição da Semana de Saúde Coletiva. O ponto central do debate foi a necessidade de resgatar todas as etapas do Movimento Sanitarista da UFC, desde a criação do Instituto de Medicina Preventiva – IMEP até os dias de hoje. Ressaltou-se brevemente o legado de conquistas e inovações que pessoas e ações construíram e continuam construindo para a saúde pública do Ceará e do país, com grandes contribuições para a Reforma Sanitária, a construção do SUS e a formação de recursos humanos. Por fim, o o Prof. Roberto da Justa destacou a necessidade de defesa desse legado diante do cenário político atual marcado por ataques e ações de desestruturação do SUS e enfraquecimento das Universidades Públicas.

Outro ponto marcante na abertura foi a participação do Prof. Alberto Novais, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública. O evento também faz referência aos 25 anos de criação do Programa. Na ocasião, Novais exaltou o crescimento quantitativo e qualitativo da pesquisa no campo da Saúde Coletiva, ressaltando a produção na UFC, que vem ganhando cada vez mais visibilidade e destaque nacional. Um dos desdobramentos deste crescimento é a escolha de Fortaleza para sediar, em novembro de 2020, o Congresso Brasileiro de Epidemiologia.

Profa. Zélia Rouquayrol durante o primeiro dia da Semana da Saúde (Foto: Divulgação).

Na sequência, a primeira mesa de debates, coordenadas pela Profa. Mônica Façanha, e na qual estiveram presentes os professores José Policarpo, Zilmar Fontenele e Henry Campos, discutiu o contexto socioeconômico, político e científico em que foi criado o IMEP, seu funcionamento, suas ações, projetos e inovações, com destaque para a liderança do Prof. Joaquim Eduardo de Alencar. A Profa. Zilmar Fontenele, que vivenciou pessoalmente todas as fases do IMEP, desde sua criação (1959) até sua extinção (1969), surpreendeu a todos pela riqueza de detalhes de seus relatos.

Homenagens

O final da manhã foi marcado pela emoção das homenagens aos Professores Joaquim Eduardo de Alencar e Maria Auxiliadora de Souza, ambos já falecidos. Com a presença de familiares, foram feitas as devidas homenagens, leituras das biografias, entregas de certificados simbólicos, oficialização da nominação do Auditório (Prof. Joaquim Eduardo de Alencar) e inauguração e nominação da Biblioteca de Saúde Coletiva (Profa. Maria Auxiliadora de Souza) do Departamento de Saúde Comunitária.

À tarde, a jornada teve continuidade com o resgate dos períodos referentes ao antigo Departamento de Higiene e Medicina Preventiva, o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e o antigo e o atual Departamento de Saúde Comunitária. As atividades foram coordenadas pelos Professores Luciano Correia, Ursino Neto e Socorro Sousa. As falas da Profa. Vaudelice Mota, do Prof. Sulivan Mota, do Prof. Adalberto Barreto, do Prof. Ricardo Pontes, da Profa. Lígia Kerr e do Prof. Marco Túlio foram muito marcantes e ricas em detalhes. O momento mais marcante da tarde foi a homenagem feita à Profa. Zélia Rouquayrol, pioneira do Movimento Sanitarista da UFC e referência em Epidemiologia para gerações de médicos, sanitaristas e demais profissionais de saúde. Após ser agraciada com palavras proferidas pela Profa. Mônica Façanha, Profa. Zélia Rouquayrol emocionou a todos ao agradecer e dizer que aprendeu mais do que ensinou.

A Semana de Saúde Coletiva segue sua programação nos dias 28 e 29 com mais debates sobre o Movimento Sanitarista da UFC.