A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC acaba de lançar o Edital nº 02/2020/PRAE/UFC, referente ao processo seletivo unificado para o Programa de Iniciação Acadêmica, Auxílio Emergencial, Auxílio-Creche e Isenção da Taxa do Restaurante Universitário, para alunos dos campi de Fortaleza.

Nesse edital, há mais de 2.300 bolsas e benefícios para os estudantes. A maior parte é oferecida pelo Programa de Iniciação Acadêmica, com 1.820 bolsas, número superior às 1.500 ofertadas no ano passado.

Entenda as novidades nas bolsas do Programa de Iniciação Acadêmica

Ainda no Edital nº 02/2020/PRAE/UFC, há 550 benefícios de Auxílio Emergencial para estudantes de Fortaleza. Já o Auxílio-Creche e a Isenção da Taxa do Restaurante Universitário não possuem limite de vagas.

INSCRIÇÕES – De acordo com o Edital nº 02/2020/PRAE/UFC, os benefícios são destinados a estudantes de graduação presencial, dos campi de Fortaleza, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os campi do Interior terão editais publicados posteriormente.

Com o objetivo de otimizar o processo, pela primeira vez, a primeira etapa das inscrições em Fortaleza ocorre pelo SIGAA, no período de 10 a 21 de fevereiro, até as 17h. Cada estudante poderá solicitar mais de um tipo de benefício.

Para participar do processo seletivo, o estudante deverá acessar o Portal do Discente do SIGAA; selecionar a aba Auxílios e Bolsas e, depois, a aba Processo Seletivo de Auxílios e Bolsas.

Após realizar a inscrição pelo SIGAA, é preciso entregar toda a documentação descrita no Edital nº 02/2020/PRAE/UFC à Divisão de Gestão de Benefícios da PRAE (Rua Paulino Nogueira, 315, bloco III). As datas variam de acordo com a unidade acadêmica do aluno.

PACCE – A PRAE informa que a solicitação de bolsas para o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) poderá ser feita no âmbito do Programa de Iniciação Acadêmica. Isso porque um dos eixos do programa é chamado de Eixo de Apoio à Aprendizagem, que contemplará justamente projetos que deem suporte e desenvolvam habilidades necessárias ao aprendizado, a exemplo do PACCE.

OUTROS EDITAIS – Além do processo seletivo unificado, a PRAE também informa que há ainda dois outros editais de bolsas lançados: o Edital nº 03/2020, que oferta 100 vagas para o Programa de Incentivo ao Desporto para alunos da Capital e do Interior, e o Edital nº 01/2020, referente ao Auxílio-Moradia Temporário para estudantes de Fortaleza.

Fonte: UFC e Divisão de Gestão de Benefícios da PRAE – fone: (85) 3366 7446