Felipe Rocha Alves, pesquisador e autor da dissertação. Foto: Divulgação.

Mais de 11 mil estudantes da rede pública de Fortaleza participaram de uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Sono e Ritmos Biológicos da Universidade Federal do Ceará, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da FAMED. O estudo investigou alterações na duração do sono e a sonolência diurna excessiva (SDE) em adolescentes, sendo considerado um dos maiores do tipo já realizado no Brasil.

A pesquisa faz parte da dissertação de mestrado defendida pelo Mestre Felipe Rocha Alves, sob orientação do Prof. Dr. Pedro Felipe de Bruin, do Departamento de Medicina Clínica. Para acessar o estudo clique aqui. Os resultados mostram dados preocupantes para a saúde dos jovens.

A prevalência de sono insuficiente e SDE foi considerada alta. Mais de 54% no total da amostra registrou frequência de baixa duração do sono. Os estudantes do turno da tarde são os menos afetados, enquanto alunos nos turnos da manhã, da noite e de tempo integral tendem a dormir menos. Em torno de 48% dos participantes relataram sonolência diurna excessiva, o que pode acarretar baixo desempenho acadêmico e traz à tona o debate sobre possíveis mudanças no horário de início das aulas no Brasil.

Os dados podem ser explicados sob a ótica de diversos fatores, desde elementos de natureza fisiológica até fatores de ordem sociodemográfica (como sexo, idade, série, turno escolar e trabalho) e comportamental (como atividade física, uso do celular antes de dormir e tempo assistindo à TV). No momento, a equipe do Laboratório de Sono e Ritmos Biológicos da UFC se dedica à análise dos dados para avaliar tipos de intervenção para reverter os problemas encontrados, uma vez que a pesquisa aponta a falta de medidas educacionais, administrativas e de saúde no sentido de melhorar o sono em adolescentes brasileiros.

Fonte: Agência UFC e Pedro Felipe de Bruin, professor-associado do Departamento de Medicina Clínica; pesquisador do Laboratório de Sono e Ritmos Biológicos da UFC e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas – e-mail: pedrobruin@gmail.com