(Foto: Viktor Braga/UFC – UFC Informa)

A pesquisa “A pele de tilápia: um novo biomaterial para tratamento de queimaduras, feridas, cirurgias ginecológicas e medicina regenerativa”, desenvolvida no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), segue colhendo frutos. O estudo foi o grande vencedor da última edição do Prêmio Euro Inovação na Saúde, concedido pela indústria Eurofarma Laboratórios S.A.

A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 24 de setembro e marcou o encerramento de um dos concursos mais importantes no país com mais de 1.600 trabalhos inscritos. Médicos de todo o Brasil puderam participar, votando nos projetos selecionados este ano.

RECONHECIMENTO ‒ Para o diretor do NPDM, Prof. Odorico de Moraes, o concurso da Eurofarma, como prêmio nacional, dá visibilidade não somente aos pesquisadores mas à Instituição como um todo. “O êxito dessa pesquisa se deve exatamente aos pesquisadores da UFC e à própria Universidade, à estrutura do NPDM, que é da UFC. A importância de ter um reconhecimento nacional mostra o grau de maturidade científica que atingiu a Universidade“, afirma.

Ele ressalta também a importância do Instituto Dr. José Frota, onde começaram as aplicações da pele de tilápia como curativos biológicos no tratamento de queimados. Comenta que a pesquisa foi desenvolvida na UFC e o IJF o lugar onde ela foi aplicada nos pacientes. “O IJF foi muito importante para mostrar que a pele da tilápia realmente funciona no tratamento de queimaduras”, diz.

Conforme informações disponibilizadas pelo NPDM, a pesquisa com pele de tilápia já conquistaram 14 primeiros lugares em diversos concursos e resultaram em 22 trabalhos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Fonte: com informações do NPDM e da UFC