Criado pela Portaria n. 76 (2010), do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Dr. Jesualdo Pereira Farias, o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (NUTEDS/FAMED/UFC) desenvolve e apoia uma série de projetos que visam promover a qualidade na assistência dos serviços de saúde e na capacitação dos profissionais da área por meio do uso de tecnologias digitais.

O Núcleo congrega diferentes ações. Algumas fruto de iniciativas próprias e outras realizadas em parcerias com entidades nacionais, como a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), o Programa Telessaúde Brasil Redes — ambos do Ministério da Saúde — e a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Parceria com a UNA-SUS

Atualmente, o NUTEDS/FAMED/UFC é o único núcleo no Ceará membro da Rede UNA-SUS, atuando especialmente na produção e na oferta de projetos educacionais com alcance nacional. Graças a esta parceria, três cursos de especialização e quatro capacitações já foram lançadas, muitas com ofertas regulares, beneficiando milhares de profissionais e estudantes da área da saúde em todo o país.

Cursos de especialização – parceria UNA-SUS Total de vagas abertas
Curso de Especialização, Pesquisa e Inovação Saúde da Família

Mais de 3.000 vagas abertas de 2010 a 2017

Curso de Especialização Saúde da Família
Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa
Cursos de capacitação – parceria UNA-SUS Total de vagas abertas
Curso de Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa

Mais de 30.000 vagas abertas desde as primeiras ofertas

Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas
Introdução a Atenção Domiciliar
Intercorrências Agudas no Domicílio II

Parceria com o Telessaúde Brasil Redes

Funcionando nas dependências do NUTEDS/FAMED/UFC, o Núcleo de Telessaúde do Ceará na UFC atua em três frentes desde 2007:

1. Teleducação: com ofertas regulares de cursos de capacitação. Ao todo, 18 cursos já foram abertos. As ofertas podem ser acessadas no site do Telessaúde Ceará (www.telessaude.nuteds.ufc.br).
  1. Teleconsultoria: atendendo mais de 150 municípios cearenses em até nove especialidades médicas: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Ginecologia, Enfermagem, Infectologia, Odontologia, Pediatria.
  1. Telecardiologia: Desde sua fundação, o Núcleo já realizou mais de 160 mil eletrocardiogramas pelo sistema de telecardiologia, disponibilizado para 30 municípios em diversas regiões do Ceará. Atualmente, quatro cardiologistas atuam diretamente no NUTEDS/FAMED/UFC para atender esta demanda.

Parceria com a Rede RUTE

Embora a parceria com a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) venha de longa data, desde 2017 o NUTEDS passou a fazer parte oficialmente da Rede RUTE com a criação do SIG de Educação em Informática Biomédica no Brasil. O projeto é pioneiro no país e tem como objetivo promover o debate sobre o desenvolvimento de competência digital entre profissionais e estudantes na área da saúde para uso produtivo das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). As reuniões acontecem via webconferência todo mês, reunindo diferentes núcleos e pesquisadores da Rede.

Endereço: Rua Prof. Costa Mendes, 1608 – Rodolfo Teófilo – Fortaleza – CE
Fone: (85) 3366 8055 | (85) 3366 8654