Núcleo de Medicina Integrativa (Numi) da Faculdade de Medicina da UFC reúne uma série de projetos de extensão e de pesquisa desenvolvidos desde 2013 na Universidade, como o de Práticas Somaestéticas Integrativas do Corpo Pentelementar (P5INCO), criado pelo Núcleo de Integração Somaestética (NISE), sob a coordenação do Prof. Francisco Silva Cavalcante Júnior, do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), e o Projeto Transdisciplinaridade, Ecologia de Saberes, Currículo, Educação e Resistência (TECER), coordenado pela Profª Patrícia Limaverde, do Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Organização – O Numi fica sob a coordenação da Profª Paola Tôrres, médica onco-hematologista com formação em Medicina Integrativa pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, com mestrado e doutorado em Farmacologia pela UFC.

Extensão e pesquisa – A principal atividade do Numi consiste nas ações de extensão e de pesquisa do Programa Intensivo Integrativo de Apoio e Revitalização (PRIINTAR) para pacientes em tratamento oncológico, que utilizam práticas integrativas e complementares, como meditação, ioga, terapias corporais e aconselhamento, na promoção da saúde de pacientes portadores de câncer.

Desse modo, os estudantes de Medicina e de outros cursos passam a ter contato com novas abordagens de tratamento centrado na pessoa, além do modelo biomédico classicamente ensinado.

Objetivos – A iniciativa propõe uma mudança de paradigma no tratamento médico, que deixa de ter a doença como ponto principal da atenção e passa a compreender o adoecimento do paciente em suas relações causais interdependentes de mente, corpo e espírito.

Na Medicina Integrativa, o paciente (nesse paradigma, denominado de pessoa) é visto como agente responsável por sua melhora e o conceito da cura é ampliado para o restabelecimento do bem-estar físico, mental e social, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Endereço: Rua Carlos Vasconcelos, 919 – Fortaleza – CE
Email: numi@gmail.com