Menu fechado

Estão disponíveis publicamente as novas edições do Manual de Paramentação e Desparamentação. O material é fruto de atividades vinculadas à Liga Saúde Ambiente e Trabalho (LISTA), projeto de extensão ligado do Departamento de Saúde Comunitária da FAMED e ao Núcleo de Estudos Trabalho, Saúde e Ambiente (TRASSUS), vinculado à pós-graduação em Saúde Publica da UFC.

Agora, além da versão atualizada em português, há outras duas versões, uma em inglês e outra em espanhol, mais um vídeo explicativo. Publicado inicialmente em julho, o manual tem como objetivo contribuir com a segurança dos trabalhadores da área da saúde no cenário da COVID-19, auxiliando na paramentação e na desparamentação dos equipamentos de proteção individual-EPI.

Todo o conteúdo é baseado em recomendações de instituições nacionais e internacionais, reconhecidas pela comunidade acadêmica. Segundo os organizadores, a publicação representa a responsabilidade social da universidade em contribuir com a saúde dos trabalhadores no cenário atual. Por isso, a tradução em mais de um idioma. Confira as versões abaixo:

Clique aqui a versão em português

Clique aqui a versão em inglês

Clique aqui a versão em espanhol

Clique aqui para acessar o vídeo explicativo

O manual também está disponível no perfil da Liga no Instagram: @trabmed. Lá, é possível acompanhar mais conteúdos lançados pelo projeto.

Sobre a Liga de Saúde, Trabalho e Ambiente

A Liga de Saúde, Trabalho e Ambiente é um projeto vinculado ao Programa Integrado em Saúde do Trabalhador, projeto de extensão do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina (Famed), em parceria com o curso de Psicologia e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). A Liga é coordenada pela profa. Maxmiria Holanda, doutora em saúde coletiva e professora da UFC.

Confira o vídeo explicativo abaixo: