Com a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia do novo Coronavírus, docentes de toda a UFC estão precisando lidar com atividades acadêmicas a distância. Por isso, o Instituto UFC Virtual e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UFC divulgaram tutorial em vídeo (veja abaixo) sobre o processo de integração do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) com o SOLAR, ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Universidade. Com essa iniciativa, professores de graduação e pós-graduação da UFC terão maior facilidade para conduzir suas disciplinas e interagir com os alunos.

De acordo com o tutorial em vídeo, o docente conseguirá importar as suas disciplinas cadastradas no SIGAA para o SOLAR, ambiente próprio para atividades a distância, em até um dia útil. Também a partir deste momento, segundo o chefe do Setor de Tecnologias Digitais do Instituto UFC Virtual, Paulo de Tarso Cavalcante Pequeno Filho, o aluno dos cursos presenciais poderá acessar o SOLAR com os mesmos dados que já usa no SIGAA, para interagir com as disciplinas em que está matriculado.

Ao fim desse prazo de um dia útil, o docente fará login no SOLAR e nele encontrará disponíveis as disciplinas que habilitou para o AVA da UFC a partir do SIGAA. O tutorial em vídeo também apresenta como o professor deve acessar, posteriormente, esse ambiente virtual de aprendizagem.

No SOLAR, o professor pode agendar webconferências e aulas remotas, por exemplo. Ainda é possível cadastrar ferramentas para as turmas, como trabalhos, chats, fóruns e materiais de apoio. O passo a passo também está explicado no tutorial divulgado. Para esclarecimentos ou dúvidas, é possível enviar mensagem ao e-mail atendimento@virtual.ufc.br.

Veja a seguir o tutorial em vídeo: