O Professor da Faculdade de Medicina Pedro Henrique Saraiva Leão receberá, na quinta-feira, dia 13 de setembro, o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará. A cerimônia acontece às 19h no auditório da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

O docente foi indicado para receber a honraria pelo Departamento de Cirurgia da FAMED em reconhecimento institucional à sua dedicação e aos relevantes serviços prestados como professor da Universidade. Toda a comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina tem enorme prazer em parabenizá-lo neste momento. Além disso, fica aqui nosso agradecimento por toda sua dedicação no âmbito desta instituição.

Sobre o Professor Pedro Henrique Saraiva Leão – com mais de 50 anos de academia, o Prof. Pedro Henrique Saraiva Leão, é médico, poeta e escritor, tendo recebido vários prêmios pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos. Ele se formou em medicina em 1963 pela UFC e recebeu, em 2006, diploma de Notório Saber pela UFC. Em 2014, recebeu diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Conselho Regional de Medicina.

Em 1968, tornou-se membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, a qual presidiu nos anos de 1981 e 1982. Em 1975, fundou em Fortaleza o Clube de Colostomizados do Brasil, o primeiro do país. É membro-fundador do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, em São Paulo. Em 2003, recebeu a Medalha Barca Pellon, a maior comenda médica do Estado do Ceará, e em 2016 foi agraciado com o Troféu Sereia de Ouro. É ex-presidente estadual e nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES), além de titular da Academia Cearense de Medicina e da Academia Cearense de Letras, tendo sido também presidente desta última.

Com informações do site da UFC