A partir desta semana, a comunidade acadêmica da FAMED poderá participar de uma série aulas semanais de Hatha Yoga. As aulas acontecem toda quarta-feira, de 12h30 às 13h45, no auditório do 5º andar – Bloco Ronaldo Ribeiro. O projeto é uma iniciativa da profa. Larissa Fortunato Araujo, vinculada ao Departamento de Saúde Comunitária, como parte das ações promovidas pelo programada Promoção de Saúde Mental do Acadêmico de Medicina da UFC (ANIMA), coordenado pela profa. Kelen Gomes.

O público alvo são os estudantes da Faculdade, mas servidores, professores e alunos de outros cursos da área da saúde podem participar (levando em conta a capacidade de lotação da sala). Não há necessidade de inscrição prévia. As recomendações são para que os participantes comam um lanche leve, 30 minutos antes (1 fruta ou 1 iogurte ou 1 barra de cereal- o estômago praticamente vazio é importante para os exercícios respiratórios e torções), levem tapete de yoga ou toalha grossa e usem roupas leves e confortáveis.

Sobre – Hatha Yoga é o mais popular do mundo e o mais fácil de praticar, pois é adaptável para todo tipo de pessoa e de qualquer idade. É o sistema que deu origem a diversos outros estilos de yoga. “Hatha” do sánscrito “ha” – sol e “tha” – lua, este método de yoga tem o objetivo de unir os pares opostos, como o sol (representação do positivo) e a lua (representação do negativo) e trazer assim, o equilíbrio entre corpo e mente. A sua prática incorpora posturas (asanas), exercícios de respiração (pranayama) e meditação / concentração /relaxamento (dharana e dhyana).