Menu fechado
Prof. Heládio Feitosa, eleito presidente da FLAC. (Arquivo pessoal)

Na reta final do ano, a Faculdade de Medicina continua colhendo os frutos do empenho de toda a comunidade acadêmica. Dessa vez, anunciamos a importante vitória do Prof. Heládio Feitosa de Castro Filho, do Departamento de Cirurgia. Em uma importante vitória para o Brasil, ele foi eleito presidente da Federação Latino-Americana de Cirurgia (FELAC). Há mais de 20 anos, um brasileiro não ocupava o posto. Com a eleição do prof. Heládio, apenas quatro brasileiros conseguiram o feito.

A eleição ocorreu durante a assembleia geral ordinária do XXIII Congresso Latino-Americano de Cirurgia, realizado entre os dias 3 e 5 de dezembro em Punta Del Este (Uruguai). O Prof. Heládio deve assumir o cargo em 2021, quando inicia o mandato de dois anos no comando da instituição.

Para o docente, a eleição representa a oportunidade de convênios na área de formação pós-graduada, em nível de Residência Médica em Cirurgia, entre a UFC e os países membros da Federação, fomentando a qualidade dessa formação e a integração Latino-americana na área.

Além disso, o professor assume como desafios e metas a implementação de protocolos de segurança em cirurgia; a elaboração de proposta de programa mínimo e uniforme de Residência em Cirurgia Geral a ser adotado em todos os países da Federação; e a defesa de remuneração adequada para os cirurgiões da América Latina.

A Faculdade de Medicina parabeniza o Prof. Heládio Feitosa pelo feito e deseja sucesso frente aos novos desafios.

Fonte: com informações da UFC e  Prof. Heládio Feitosa de Castro Filho, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC – e-mail: heladiofeitosa@ufc.br