Prof. Odorico de Moraes durante a premiação (Foto: Flávio Santana/SAÚDE é Vital. Fonte: https://saude.abril.com.br/)

O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC (NPDM), vinculado à Faculdade de Medicina, venceu a 2ª edição do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica. Concorrendo com outras instituições nacionais na categoria Inovação em Tratamento, o NPDM foi premiado pela pesquisa sobre o uso da Pele de Tilápia para tratamento de queimaduras. A categoria abrange todas as especialidades médicas que tenham desenvolvido estudos com propostas terapêuticas, visando à cura ou ao controle de patologias e promovendo a qualidade de vida dos pacientes.

Entre os pontos destacados pela organização do Prêmio, estão o fato de se tratar de uma pesquisa genuinamente nacional, cujo método gera queda de 50% nos custos do tratamento, além de diminuir o sofrimento dos pacientes e os riscos de contaminação externa. Tudo isso usando um curativo biológico usado em mais de 500 pessoas, inclusive com a possibilidade de ser incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo no último dia 08 de novembro. A equipe responsável pelo feito e vencedora na premiação envolve os pesquisadores Edmar Maciel Lima Júnior, Manoel Odorico de Moraes Filho, Maria Elisabete Amaral de Moraes, Felipe Augusto Rocha Rodrigues, Carlos Roberto Koscky Paier e Marcelo José Borges de Miranda. A Faculdade de Medicina parabeniza a todos por mais esta vitória. O resultado é fruto da parceria entre o NPDM, o Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ) e o Centro de Tratamento de Queimados do Instituto Dr. José Frota (CTQ/IJF).

Sobre a premiação – O Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica é uma iniciativa dos grupos Abril e Dasa, com a curadoria da Revista Saúde, cujo objetivo é reconhecer projetos e profissionais médicos que fazem a diferença nas áreas científica, clínica e assistencial. A premiação recebe a indicação de trabalhos conduzidos, publicados ou liderados por médicos brasileiros, contemplando, assim, estudos em fase clínica, testes laboratoriais, projetos educativos e assistenciais, campanhas de prevenção e etc. A análise dos jurados, somada a uma votação popular de menor peso definiram os vencedores nas cinco categorias da premiação: inovação em Genética, em Medicina diagnóstica, em Tratamento, em Prevenção e em Medicina social.