Na última semana, foi publicizada uma sugestão de protocolo para tratamento de COVID-19, elaborada por um grupo de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A proposta traz diretrizes gerais sobre o potencial terapêutico (ainda em estudo) de alguns fármacos e o possível tratamento precoce como medida para diminuir a necessidade de internamentos ou o uso de ventilação mecânica.

Embora o fato tenha sido amplamente divulgado em sites e compartilhado nas redes sociais, citando a Faculdade de Medicina (FAMED) e a própria UFC, informamos que a Direção da FAMED não participou institucionalmente da elaboração do documento. Portanto, a Faculdade de Medicina da UFC não fez recomendações institucionais sobre quaisquer protocolos para tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus, conforme exposto na nota de esclarecimento disponível abaixo.

CLIQUE AQUI para acessar a nota de esclarecimento

Muitos docentes e pesquisadores da FAMED e da UFC têm colaborado ativamente em ações de enfrentamento à pandemia, prestando inestimável trabalho para a mitigação dos efeitos da Covid-19 no Ceará.  Algumas dessas ações envolvem valiosos estudos sobre fármacos, que podem trazer sugestões de potenciais tratamentos, o que, no entanto, não significa uma posição oficial da instituição. Segundo consta na nota de esclarecimento, a Faculdade recomenda cautela na prescrição desses medicamentos, tendo em vista a falta atual de evidência convincente de efetividade clínica.

Comitê de enfrentamento à Covid-19

Informamos que a FAMED estabeleceu a criação de um Comitê de Enfrentamento à Covid-19 desde o mês de março e todas as recomendações oficiais passam pela chancela do Comitê. Notas técnicas e demais documentos oficiais são divulgados no site da Faculdade e na Plataforma Saúde Digital, canal criado para hospedar informações e recomendações gerais/oficiais elencadas pelo Comitê de Enfrentamento durante a pandemia. Lá também é possível acompanhar nossas ações.

Reiterando o exposto na nota supracitada, informamos também que a FAMED e a Universidade Federal do Ceará continuarão engajadas e empenhadas em contribuir para o enfrentamento da pandemia de COVID-19, cumprindo seus papeis de instituições públicas comprometidas com os grandes desafios da população.