Liga de Estudos em Pediatria e Neonatologia

Nome do projeto: Liga de Estudos em Pediatria e Neonatologia

Orientador: Dr. Lício Campos de Albuquerque

Site ou rede social: https://pt-br.facebook.com/nepufc/ (facebook) e @nepufc (instagram)

Resumo:

Projeto vinculado à UFC desde 2004, a liga atua sob o tripé acadêmico: ensino, pesquisa e extensão. Os ligantes buscam desenvolver atividades voltadas para a saúde do recém-nascido e da criança, almejando sempre envolver a comunidade no cuidar. As reuniões acontecem às terças e sextas, entre 12:30h e 14h. Os membros são admitidos por meio de processo seletivo.

No ensino, os participantes compartilham capacitações sobre diversas áreas da pediatria, essas capacitações são distribuídas em blocos e incluem aulas teóricas, discussão de casos clínicos e de artigos científicos, diagnósticos de rua e resolução de questões de residência. Além disso, a liga busca difundir conhecimento por meio de postagens educativas e interações nas redes sociais. Na pesquisa, a liga busca desenvolver projetos em parceria com médicos e residentes do Hospital Universitário Walter Cantídio, Hospital Infantil Albert Sabin e outros hospitais de referência. No ano de 2017, participamos do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde apresentamos 11 trabalhos. Na extensão, a liga almeja envolver a comunidade e a ela retribuir tudo aquilo no que podemos ajudar. Dessa forma, desenvolvemos ações lúdicas, mas também educativas, abordando temas como prevenção de acidentes, de arboviroses e de abuso infantil. As extensões acontecem em escolas, em abrigos e em instituições carentes, pois para além do conhecimento, também é imprescindível compartilhar carinho, afeto e amor.

Membros atuais:
Amanda Vitória Constâncio Moreira
Ana Nágila Alves Felipe
Andressa Sampaio Gondim
Fernanda Lennara Pereira
Fernando Carlos dos Santos FIlho
Júlia Araújo Quinderé
Júlia Souza de Oliveira
Juliana Sales Medeiros
Larissa Pio Dias
Natália Maria Tavares de Lima
Raabe de Jesus Souza
Rebeca Andrade de Araújo
Régis Rony Barros de Lima
Sarah Morais de Sousa

Como participar: A liga tem processo seletivo semestralmente, podendo participar os alunos do curso de medicina matriculados entre o 1º e o 6º semestre. Acompanhe as redes sociais e fique atento à divulgação de editais.

Área de interesse: Pediatria, neonatologia e puericultura.