Liga de Anestesiologia e Dor da UFC

Site:

liadufc01@gmail.com

Resumo:
A Liga de Anestesiologia e Dor – LIAD – é vinculada ao departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC. Foi fundada em junho de 2014 sob a orientação da Profa Dra. Josenília Alves. O projeto visa a desenvolver ações principalmente no âmbito da Anestesiologia e da Medicina de Dor, objetivando melhorar e humanizar o atendimento aos indivíduos que demandem intervenções nestas áreas com ações que envolvam os estudantes na problemática do acolhimento dos pacientes cirúrgicos, levando-os à necessidade premente de trabalhar outros saberes além dos técnicos. Além disso, insere os estudantes na Atenção Primária, trabalhando a questão da educação para o paciente, estimulando neste o autocuidado e a autonomia. Entendemos a extensão como ferramenta importante de retorno social, em outras palavras, quando a Universidade sai dos seus muros para atender e entender a comunidade. Tendo isso em vista, a LIAD atua ativamente em projetos fixos no HUWC, MEAC e Unidades Básicas de Saúde.
No projeto “Vou me operar, vou tranquilo!: Humanizar no Pré e Pós-Operatório”, o acolhimento e a conversa com o paciente acontece na enfermaria cirúrgica do Hospital Universitário Walter Cantídeo (HUWC). Nesta ação, a equipe acompanha os pacientes do pré e pós-operatórios imediatos, instruindo-os sobre o processo anestésico-cirúrgico, trabalhando para desfazer os mitos e medos que afligem os pacientes que se submetem a um procedimento cirúrgico, visando a proporcionar uma melhor e mais confortável experiência aos pacientes.
Já o projeto “Dor: Você tem, eu também!” tem como objetivo principal conversar sobre dor com os indivíduos basilares do Sistema de Saúde, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Na ocasião das extensões, são ministradas capacitações seriadas transdisciplinares sobre temas relevantes e prevalentes no nosso município (como exemplos: dor torácica, dor abdominal, dor nas arboviroses, dor psicogênica, entre outros), adequando a linguagem e objetivando uma conversa leve e que possibilite a livre expressão de dúvidas e comentários. Por meio das aulas, o intuito é esclarecer dúvidas dos ACSs sobre o tema, bem como capacitá-los quanto às reais situações nas quais o paciente deve procurar o sistema de saúde. Dessa forma, espera-se que o compartilhamento de conhecimentos entre os membros da LIAD, os ACSs e toda a comunidade atendida por eles beneficie então todos os envolvidos.

Membros Atuais

• Leonardo Tajra
  • Luis Borges
  • Beth Gleyber
  • Ericson Teixeira
  • Lia Viana
  • Sarah Moraes
  • Camila Sampaio
  • Vitória Vasconcelos
  • Edeme Junior
  • Emanuel Lima
  • Poliana Barbosa
  • Bárbara Garcês
  • Tainá Josino

Provável período de seleção
Início do semestre letivo.

Área de interesse