Liga de Cirurgia Plástica e Microcirurgia Reconstrutiva

Coordenadores: Salustiano Gomes de Pinho Pessoa e José Alberto Dias Leite

Resumo: a Liga é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Cirurgia da UFC e atua no tripé acadêmico de ensino, pesquisa e extensão, contando com reuniões semanais, com acompanhamento ambulatorial e cirúrgico dos pacientes do serviço de cirurgia plástica do HUWC e com atividades de extensão junto a Escola de Saúde Pública do Ceará. Atualmente, a liga é composta por graduandos de medicina do 3° ao 8° semestre.

Ações

Pesquisa: Em associação ao Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e aos residentes do setor de cirurgia plástica, a LCP colabora na produção de materiais científicos, desde relatos de casos a artigos, que são apresentados em eventos vinculados à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) como o Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, as Jornadas Cearense e Norte -Nordeste de Cirurgia Plástica e os Congressos do Departamento de Ensino e Serviços Credenciais (DESC). Extensão: A liga faz parte da Associação Brasileira das Ligas de Cirurgia Plástica (ABLCP) que está vinculada à SCBP. Em parceria, o projeto promove anualmente campanhas nacionais sobre temas como prevenção de queimaduras e prevenção do câncer de mama, mobilizando ligas de todos os estados e dando forças ao movimento de prevenção para essas e outras afecções. Além disso, o projeto possui ligação com a Escola de Saúde Pública do Ceará com a qual promove ações comunitárias visando a promoção da saúde e orientação dos participantes. Ensino: O projeto é responsável, junto aos residentes e orientadores, pela organização da cadeira optativa de cirurgia plástica ministrada anualmente aos graduandos de medicina. Ademais, os membros da liga contam com vagas em um estágio não obrigatório de 360 horas vinculado ao Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), tendo acesso livre ao ambulatório, centro cirúrgico do hospital e sessões clínicas, além de poder participar dos plantões junto aos residentes no Instituto Dr. José Frota. Paralelamente, a liga conta com capacitações mensais sobre diversos temas da cirurgia geral e da cirurgia plástica.

Atuais membros e contatos:

Arthur Joaquim de Noronha Feitosa Viana (85) 99850-2984

Bernardo Gabriele Collaço (85) 98577-0139