A Liga Acadêmica de Neurociências (Neuroliga) é foi um dos principais destaques em produção de conteúdo para o site da Sanar (www.sanarmed.com), um dos principais portais de conteúdo para Medicina e Saúde do Brasil, em 2020.

A Liga Acadêmica de Neurociências (Neuroliga) é uma das parceiras da Sanar na publicação de conteúdos para a comunidade médica. Segundo o presidente da Liga, José Lopes Tabatinga Neto, a parceria reflete o espírito de inovação da Neuroliga e de participação em projetos de diferentes tipos, de modo a beneficiar o máximo possível a sociedade e o mundo acadêmico, produzindo e divulgando conhecimento.

“É muito gratificante para os membros da Neuroliga poder colaborar com a produção de conteúdo para a plataforma Sanar. As missões desenvolvidas nessa parceria fomentam uma competência muito relevante entre os ligantes na medida em que, não apenas pesquisam, mas filtram e estruturam conteúdos de diversas fontes e graus de relevância, sempre com a responsabilidade de saber que a sua pesquisa vai servir de base para o desenvolvimento de estudantes e profissionais em todo o Brasil”, afirma Tabatinga Neto.

Entre os textos publicados, estão:

Casos Clínicos: Cefaleia em Salvas

Resumo de Cloridrato de Verapamil

Resumo da Síndrome de Guillain-Barré

Sobre a Neuroliga

A Liga Acadêmica de Neurociências – Neuroliga, é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFC, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão – PREX. Ela foi criada em 2002 pela  Prof. Dra. Veralice Meireles Sales de Bruin e, atualmente, é orientada pelo Prof. Dr. Francisco de Assis Aquino Gondim. O projeto tem como objetivo fornecer aos seus integrantes oportunidades de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos em neurociências, neurologia e exame neurológico, além de criar e divulgar, para a sociedade acadêmica e para a população em geral, conteúdos sobre esses temas.

A Neuroliga oferece, semanalmente, capacitações internas em temas relacionados à neurologia para seus membros, ministradas pelos próprios alunos ou por médicos vinculados ao Hospital Universitário Walter Cantidio – HUWC. A liga também desenvolve diversos projetos em parceria com o setor de Neurologia do Hospital Universitário Walter Cantídio – HUWC, orientados pelo Dr. Francisco Gondim. As pesquisas abrangem, principalmente, a Esclerose Múltipla e outras doenças desmielinizantes do SNC, Polineuropatia Amiloidótica Familiar, Doença de Wilson e manifestações neurológicas em Doença Inflamatória Intestinal. Na área da extensão universitária, a Neuroliga realiza ações de divulgação sobre doenças de alto impacto social para a população e para a comunidade acadêmica. Entre 2018 e 2019, a o projeto apoiou o “Simpósio sobre Miopatias” e o “Simpósio sobre PAF”, com o objetivo de informar pacientes, acompanhantes, familiares e a comunidade acadêmica sobre as doenças abordadas.

Sobre a Sanar

A Sanar é uma startup detentora de umas das maiores plataformas de educação médica online do país, disponibilizando conteúdospara estudantes e profissionais da área da saúde. Uma das principais vitrines do projeto é o portal https://www.sanarmed.com/, que abre espaço para ligas e colunistas parceiros publicarem após um processo de seleção. Os materiais produzidos são diversos, passando por casos clínicos, mapas mentais e vídeos para o youtube.