Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada

Coordenadora: Profa. Dra. Virgínia Girão

Colaboradores: Herculano Campos (Estudante de doutorado do Programa de pós-graduação en Ciências Morfofuncionais – UFC) Luciana Mascena (Estudante de doutorado do Programa de pós-graduação en Ciências Morfofuncionais – UFC)

Email: laemaufc@gmail.com

Resumo do projeto: A Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada é um projeto de extensão vinculado à Pro-Reitoria de Extensão e ao Departamento de Morfologia, está sob a coordenação da Prof. Dra. Virgínia Girão. Suas atividades envolvem ações de extensão voltadas para a promoção do ,do ensino de morfologia, discussão sobre as principais má formações que envolvem o desenvolvimento embriológico, alterações teciduais associadas a hábitos sociais, além de atividades utilizando diferentes técnicas de microscopia.

Ações

Ações São também atividades da LAEMA: capacitações internas, minicursos para escolas e recém ingressos, oficinas temáticas, visitação de escolas de ensino fundamental e médio e eventos como: “Simpósio Embriologia 4D” e “Exposição Arte sob o Microscópio”. O Simpósio Embriologia 4D teve sua primeira edição em maio de 2019, contou com palestras singulares na área da embriologia e com a I Mostra de Embriologia e Patologia Fetal, com exposição de modelos sintéticos e de peças oriundas de abortos ou de natimortos conservadas em formol ou plastinadas que apresentam diferentes defeitos do desenvolvimento embrionário. Já a Exposição Arte sob o Microscópio é um evento que tem como objetivo apresentar imagens obtidas por diferentes técnicas de microscopia em formato de exposição artística. Está em sua terceira edição e este ano acontecerá no Museu de Arte da UFC (MAUC) entre 29 de outubro e 29 de novembro de 2019.

Membros atuais:

Coordenador geral: Débora Letícia Moreira Mendes (Estudante do curso de Odontologia – UFC)

Vice coordenador: Matheus Brandão dos Santos Lopes (Estudante do curso de Farmácia – UFC)

Coordenador administrativo: Pedro Ítalo Machado da Silva (Estudante do curso de Medicina – UFC)

Coordenador científico: Karla Geovana Vasconcelos Nascimento (Estudante do curso de Medicina – UFC)

Coordenador de comunicação e marketing: Lucas Gabriel Nunes Andrade (Estudante do curso de Odontologia – FAMETRO)

Suplente de coordenador de comunicação e marketing: Victória Ferreira Sanders (Estudante do curso de Biomedicina – UNICHRISRUS)

Coordenador de ensino: Ilana D’Avila Fonteles de Sousa.(Estudante do curso de Fisioterapia – UFC)

Suplente de coordenador de ensino: Renan Soares (Estudante do curso de Medicina – UFC)

Coordenador financeiro: Matheus Brandão dos Santos Lopes (Estudante do curso de Farmácia – UFC)