Acaba de ser lançado pela Imprensa Universitária – Edições UFC, o livro “Trabalho em Tempos de COVID-19: Orientações para a saúde e segurança“. O projeto se soma às ações realizadas, no âmbito da FAMED e da própria Universidade, para enfrentamento da crise provocada pela pandemia de Covid-19. A obra compila 26 trabalhos ao todo, construídos de maneira coletiva por pesquisadores de diversas instituições. O livro está disponível para download gratuitamente.

CLIQUE AQUI para acessar e baixar o livro

Todo o material foi organizado pelos professores Maxmiria Holanda Batista (UFC), Saulo da Silva Diógenes (INSS) e Edenilo Baltazar Barreira Filho (FAECE), em conjunto com os alunos da Liga Saúde Trabalho e Ambiente do Curso de Medicina da UFC (LISTA) e do grupo de pesquisa Núcleo Trabalho, Ambiente, Saúde e Subjetividade – TRASSUS/UFC, ligado à pós-graduação em Saúde Pública da UFC. O livro se segue à publicação do Manual de Paramentação e Desparamentação, também lançado pelos docente e discentes vinculados à LISTA e ao TRASSUS em julho deste ano.

Sobre o conteúdo do livro

Todo o material está dividido em três partes. A primeira delas traz 10 contribuições, abordando temas relacionados às formas de transmissão, medidas de prevenção, equipamentos de proteção individual, cuidados com possíveis disseminações, propostas de vigilância, dentre outras. A segunda, com 12 contribuições, aborda temas específicos, como atividades profissionais direta ou indiretamente vinculadas ao campo da saúde e que guardam relação com a reconfiguração das ações demandadas pela pandemia. Por fim, a terceira parte, com 04 contribuições, discute ações de cuidado e autocuidado para os trabalhadores, incluindo questões de saúde mental.

Vídeo sobre o livro: