Na quinta-feira (9), às 15h, será lançado o e-book Histologia interativa ‒ roteiros de pesquisa / volume 1: métodos de estudo em amostras de tecido. O lançamento do livro ocorrerá por meio de uma transmissão ao vivo diretamente no Canal Plurissaberes BCH UFC, da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará, no YouTube.   (https://www.youtube.com/plurissaberesbchufc) Em breve, o e-book estará disponível para consulta e download gratuitos no Repositório Institucional da UFC.  (http://www.repositorio.ufc.br/)

Em 381 páginas e 19 capítulos, incluindo um com orientações didáticas, o livro traz um guia para estimular a autonomia no ensino-aprendizagem de estudantes de pós-graduação e pesquisadores a respeito de uma série de metodologias experimentais, como microscopias óptica e eletrônica, cultivos de células animais e vegetais, imuno-histoquímica, entre outras. Em cada capítulo, há imagens de arquivo, links interativos, indicações de vídeos e leituras para aprofundamento. O e-book foi concebido como um material didático de referência para o atual período de ensino remoto, no contexto da pandemia de covid-19, que limitou o acesso presencial a laboratórios, universidades e centros de pesquisa.

A obra é organizada pelas professoras Virgínia Cláudia Carneiro Girão-Carmona, do Departamento de Morfologia da UFC; Andréa Soares Rocha da Silva, do Departamento de Fisioterapia da UFC; e Ana Caroline Rocha de Melo Leite, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O e-book é o segundo trabalho colaborativo desenvolvido por pesquisadores da Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada (LAEMA), projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFC, e do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Saúde (GETS), também da UFC. No ano passado, foi lançado o primeiro livro digital da coleção, com roteiros de estudos de histologia voltados para a graduação. (https://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2020/15147-laema-e-gets-lancam-e-book-gratuito-com-roteiros-de-estudos-interativos-sobre-histologia)

Os 50 autores envolvidos na produção do e-book são oriundos de instituições públicas de ensino superior brasileiras, como a Universidade de Brasília (UnB), a UFC, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e estrangeiras, como as universidades de Toronto (Canadá), de Western Ontario (Canadá), Entre Ríos (Argentina) e Virgínia (EUA).

Segundo a idealizadora do projeto e uma de suas organizadoras, Profª Virgínia Girão-Carmona, para estruturar a publicação foi utilizada uma adaptação da metodologia 5W2H, sigla de uma ferramenta de gestão da produtividade que contempla sete perguntas essenciais: What? Why? Where? When? Who? How? How much? (O quê? Por quê? Onde? Quando? Quem? Como? Quanto?, em tradução para o português). Cada um dos capítulos apresenta diferentes metodologias de pesquisa em histologia e suas aplicações nas áreas da saúde, das ciências biológicas e em outros campos do saber.

“A colaboração, em período de isolamento social, foi um ganho muito importante. O e-book é um material que irá ajudar muita gente, em especial, o aluno, de iniciação científica e/ou de pós-graduação, que segue o roteiro de execução de protocolos para compreender a importância dos métodos de pesquisa”, avalia a Profª Virgínia Girão-Carmona.

CONVIDADOS Na live de lançamento, além das organizadoras, participam da transmissão a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (PPGCMF) da UFC, Profª Roberta Jeane Bezerra Jorge; e o pesquisador Vivaldo Moura Neto, professor emérito da UFRJ e Professor Honoris Causa da UFC. Também integrarão a live, como convidados, o Prof. Carlos Lenz Cesar, do Departamento de Física da UFC; o Prof. Paulo Roberto Carvalho de Almeida, do Departamento de Patologia da UFC; o Prof. José Eduardo Baroneza, da Faculdade de Medicina da UnB, e a pesquisadora Deiziane Viana da Silva Costa, pós-doutoranda na Universidade de Virgínia (EUA).

Fonte: Profª Virgínia Girão-Carmona, docente do Departamento de Morfologia da UFC e uma das organizadoras do e-book ‒ e-mail: virginia.girao@ufc.br