Entre os dias 2 e 4 de dezembro, pesquisadores da UFC realizarão o I Simpósio Internacional PRINT CAPES de Neurociências. O evento reúne cientistas de importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos, Inglaterra, Suécia, Portugal e Brasil. Em paralelo, também ocorre o III Simpósio Luso-Brasileiro de Neurociências.

As inscrições seguem abertas e podem ser feitas no site do evento (clique aqui). Também estão abertas as submissões de resumos. Interessados devem enviar propostas até o dia 25 de novembro. A programação já está disponível.

As atividades dos simpósios são promovidas dentro do projeto Fortalecimento da Rede de Pesquisa Translacional em Neurociência na Universidade Federal do Ceará, do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Sobre o evento

O Simpósio será gratuito, totalmente on-line e com direito a certificado. A ideia é reforçar uma agenda estratégica de internacionalização dos programas de pós-graduação médicos da UFC, ampliando laços com centros internacionais de pesquisa. “Nosso objetivo é garantir o fortalecimento da rede de pesquisas translacionais em neurociências da UFC”, explica o Prof. Reinaldo Oriá, do Comitê Organizador do evento.

Na pauta, estão temas como neuroimunologia, neuroimagem, doenças neurodegenerativas e neuropsiquiátricas, desordem do sono e acidente vascular cerebral. Serão 16 palestrantes, incluindo pesquisadores de centros como a Universidade de Liverpool (Reino Unido), de Coimbra e de Lisboa (ambas em Portugal), da Califórnia, de Washington, do Texas, de Pittsburgh, da Virgínia e da Louisiana (todas nos EUA), Universidade de Gothenburg (Suécia), além da Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Pará (UFPA) e da própria UFC.

O evento terá como abertura a palestra do Prof. John Quinn, da Universidade de Liverpool, sobre novas variantes genéticas do sistema nervoso central e o risco de doenças, tendo como mediador o Prof. Reinaldo Oriá, coordenador científico do evento. No dia 2, ainda haverá uma sessão científica com o tema “AVC e doenças neurovasculares” e uma segunda sessão com o tema “Neuroinflamação e neurogênese”.

Fonte: site da UFC e Prof. Reinaldo Oriá, coordenador científico do simpósio – fone: (85) 3366 8239 / e-mail: oria@ufc.br