Estão abertas as inscrições de trabalhos para a terceira edição da mostra Arte sob o microscópio. Interessados têm até o dia 19 de setembro para enviar propostas. Podem participar estudantes e profissionais de qualquer instituição de ensino e pesquisa. As inscrições são gratuitas.

Clique aqui para se inscrever

As obras selecionadas participarão da mostra, que ocorrerá no período de 29 de outubro a 29 de novembro no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), com o objetivo de apresentar imagens obtidas por diferentes técnicas de microscopia em formato de exposição artística. As produções com maior destaque na mostra integrarão um calendário virtual para o ano de 2020.

O concurso será dividido em três categorias: Microscopia Óptica, Microscopia Óptica Confocal e Microscopia Eletrônica. Serão aceitas imagens com retoques e intervenções artísticas, desde que descritas no formulário de inscrição. As obras serão selecionadas a partir dos seguintes critérios: originalidade, impacto visual, qualidade técnica, relevância da imagem para a pesquisa, e contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica.

Os autores das imagens selecionadas para participar da exposição receberão certificados. Serão premiados com menção honrosa os melhores classificados em cada categoria, bem como o autor da imagem escolhida por voto popular nos dias da exposição. Será contemplada ainda a imagem revelação selecionada por julgadores com expertise na área de microscopia.

Em sua terceira edição, a mostra Arte sob o microscópio é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais, da Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada e da Seara da Ciência, com apoio da Central Analítica, do Escritório Modelo de Design, da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional, do MAUC, da Biblioteca Universitária e da Imprensa Universitária, todos da UFC.

O edital de chamada de trabalhos e mais informações sobre a mostra encontram-se disponíveis no site do evento.

Fonte: site da UFC e Profª Virgínia Girão, do Departamento de Morfologia – e-mail: virginia.girao@ufc.br