O currículo em transformação do Curso de Medicina busca favorecer a institucionalização de métodos e práticas de ensino aprendizagem, incentivando o uso das tecnologias da comunicação e informação, visando criar uma cultura acadêmica que considere tais recursos como instrumentos otimizadores da aprendizagem individual e em grupo.

Em 2010 foi criado o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará, NUTEDS/UFC (Portaria nº 76 de 15/01/2010), do Magnífico Reitor Jesualdo Pereira Farias, com caráter multidisciplinar. O núcleo tem como principal finalidade apoiar projetos de uso das Novas Tecnologias da Informação e das Informações – NTICs na área da saúde, dentre eles o Projeto Rede Universitária de Telemedicina (do Ministério das Ciências e Tecnologia, por meio da RNP), o Projeto Nacional de Telessaúde e, mais recentemente, da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

O PPC 2018.1 usará essas tecnologias como mediação pedagógica, buscando abrir um caminho de diálogo permanente com as questões atuais, trocar experiências, esclarecer dúvidas, apresentar perguntas orientadoras, orientar nas carências e dificuldades técnicas ou de conhecimento, propor situações problema e desafios, desencadear e incentivar reflexões, ou seja, criando intercâmbio entre a aprendizagem e a sociedade.

Desta forma, o uso das TICS objetiva a formação de qualidade, onde profissionais médicos sejam capazes de reconhecer nas tecnologias de informação e comunicação amplas possibilidades de aprender a aprender, desenvolvendo a habilidade de manusear os recursos tecnológicos existentes, em favor de sua formação e atualização, bem como a sua competência para conceber ações em direção a saúde e ao bem estar social.

Conteúdos educacionais e materiais didáticos serão desenvolvidos através da utilização de recursos tecnológicos tais como: ambientes virtuais de aprendizagem, programas de indexação e busca de conteúdos, objetos educacionais e outros. O PPC 2018.1 prevê que entre 5 a 10 % da carga horária total possa ser utilizada em atividades de educação à distância

O Colegiado do Curso proporcionará aos estudantes durante o desenvolvimento das unidades curriculares e também por meio de atividades complementares, tais como, seminários, treinamentos, entre outros meios, o uso sistemático das tecnologias da informação e comunicação.

A disponibilização de WiFi no Campus, a implantação de pelo menos 03 Laboratórios de informática no âmbito da FAMED, a estruturação e utilização de videoconferências, a utilização de programas institucionais (SIGAA) como facilitadores da comunicação coordenação/docente/estudante e a institucionalização do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS), assim como a informatização da Biblioteca do Campus do Porangabuçu facilitam a implantação das atividades propostas no PPC.

Acesso dos discentes a equipamentos de informática
Identificação Departamento de Saúde Comunitária, Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Departamento de Patologia e Medicina Legal, Biblioteca e NUTEDS
Disponibilidade Própria
Instalação Ar- condicionado, computadores completos (CPU, monitor, mouse e teclado) Wi-fi Disponibilidade de 74 computadores