O Curso de Medicina tem como objetivo principal, no treinamento da assistência, oportunizar ao discente a vivência de experiências e o desenvolvimento de competências médicas, conhecimentos, habilidades e atitudes apropriadas para o exercício da Atenção Integral à Saúde no âmbito de comunidades e dos serviços do SUS, sob preceptoria médica e supervisão docente. Dentre os objetivos específicos da formação médica estão os de: desenvolver e exercitar o trabalho em equipes multiprofissionais e interdisciplinares; conhecer e trabalhar em coerência com os princípios do Sistema Único de Saúde e conhecer e trabalhar em coerência com as diretrizes organizativas do Sistema Único de Saúde.

Com essas premissas, as atividades discentes são organizadas na rede em todos os níveis de atenção. Torna-se imprescindível, para alcançar a integralidade da atenção à saúde, que o formando entenda a hierarquização da atenção ao paciente na rede de saúde e a compreensão do funcionamento do sistema de referência e contra referência que assegure a integralidade da atenção e a resolubilidade dos problemas existentes, ao participar do atendimento nos diferentes níveis de complexidade.

A Faculdade de Medicina da UFC tem uma parceria imprescindível com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS/PMF), com o envolvimento da Coordenação da Atenção Básica e de Vigilância em Saúde, das direções das Secretarias Regionais e das gerências de unidades de saúde para prover o desenvolvimento curricular.

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da SMS/PMF também está integrado ao currículo do Curso de Medicina e muitas de suas atividades podem ser comuns. Da rede de unidades hospitalares conveniadas à Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) destacamos o Hospital Geral de Fortaleza, o Hospital César Cals e o Hospital Albert Sabin. Nestes cenários de prática, nossos estudantes aprendem os detalhes do sistema de referência e contrarreferência específicos de cada um deles, bem como noções gerais sobre os princípios que norteiam o referido sistema a partir de uma perspectiva macro.

O curso conta com os Hospitais do Complexo Hospitalar da UFC, hoje sob a gerência da EBSERH, como cenários de prática hospitalares de eleição. Os referidos hospitais (Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade Escola Assis Chateaubriand) são estruturas de saúde mais diretamente relacionadas ao Curso e têm o seu processo de referência e contrarreferência com a rede, organizado a partir de pactuação realizada pelas referidas Unidades Hospitalares com as instâncias gestoras do território onde eles atuam. Nestes cenários de prática, nossos discentes têm oportunidade de vivenciar o atendimento adequado aos pacientes referenciados a partir de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em função da especificidade do caso, para o atendimento de alta e média complexidade ou realização de exames, bem como aprender a orientar a contrarreferência após atendimento ambulatorial, hospitalar ou mesmo da realização de exames, inclusive aprendendo como deve ser elaborado o sumário de alta/ atendimento e as orientações necessárias sobre a continuidade dos cuidados na Unidade Básica ou em sua residência.

Unidades hospitalares próprias e conveniadas
Identificação
  • Próprias (Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade Escola Assis Chateaubriand
  • Conveniados: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Geral Doutor César Cals; Hospital Infantil Albert Sabin; Hospital São José de Doenças Infecciosas; Instituto Doutor José Frota; Hospital de Messejana Doutor Carlos Augusto Studart; Hospital de Saúde Mental de Messejana Professor Frota Pinto, Hospital Maternidade Jose Martiniano de Alencar