Biotério Setorial do Campus do Porangabuçu

Biotério Setorial do Campus do Porangabussu

O Biotério Setorial do Campus do Porangabuçu está vinculado ao Departamento de Fisiologia e Farmacologia da FAMED.  É classificado como um biotério de experimentação e manutenção de ratos e camundongos produzidos pelo Biotério Central da UFC. Foi idealizado para o atendimento das demandas relacionadas às atividades didáticas e científicas de professores, pesquisadores, técnicos e estudantes, majoritariamente vinculados aos diversos Programas de Pós-graduação da FAMED e da FFOE.

Possui duas salas de manutenção, nove salas de experimentação e estruturas acessórias. Atualmente, encontra-se em processo de adequação para o pleno atendimento das diretrizes do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). Conta com equipe composta por uma médica veterinária, um técnico bioterista, um auxiliar técnico e um auxiliar de limpeza. É gerenciado por uma Comissão de Gestão designada pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia da FAMED.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo sítio oficial do Biotério Setorial clicando aqui.

Biotério NPDM

Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos

Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento de Medicamentos – NPDM se insere na excelência da pesquisa da UFC. Na sua estrutura funcionam 22 laboratórios de pesquisa pré-clínica (Farmacologia e Toxicologia), além da Unidade de Farmacologia Clínica (UNIFAC). Atualmente são desenvolvidos no NPDM um grande número de projetos de pesquisa, envolvendo a partição de alunos de Iniciação Científica, Mestrandos, Doutorandos e Pós-Doutorandos da UFC e de outras Instituições parceiras nacionais e internacionais. Dentre esses projetos, aqueles com abordagem pré-clínica necessitam do uso de animais de experimentação.

Conforme as determinações da Resolução Normativa nº 01/2010 do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), todo projeto de pesquisa que envolve o uso de animais de laboratório deve obrigatoriamente ser avaliado por uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). De fato, em seu parágrafo segundo, essa resolução afirma que a CEUA é o componente essencial para aprovação, controle e vigilância das atividades de criação, ensino e pesquisa científica com animais, bem como para garantir o cumprimento das normas de controle da experimentação animal editadas pelo CONCEA. Nesse sentido, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos – NPDM da Universidade Federal do Ceará (UFC) solicitou ao CONCEA a autorização para criação de uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), sendo o seu pleito considerado favorável (Ofício n o 49296/2018/SEI-MCTIC). Desta forma, a CEUA-NPDM é um órgão deliberativo e de assessoramento da Administração Superior da UFC, em matéria normativa e consultiva, nas questões sobre a utilização de animais (filo Chordata, subfilo Vertebrata, excetuando-se o homem) para o ensino e pesquisa, estando vinculada administrativamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UFC.

Mais informações nos links a seguir:
http://www.ceuanpdm.ufc.br/pt/
http://www.npdm.ufc.br/estrutura/bioterio/