O Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Saúde da UFC (GETS), vinculado ao Departamento de Fisioterapia da FAMED/UFC, lançou o e-book Produção de aulas remotas: tutoriais e guias didáticos

Clique aqui para acessar o conteúdo. O e-book está disponível para download publicamente no repositório institucional da UFC.

O material traz dicas e tutoriais sobre estratégias didáticas utilizadas para o planejamento de aulas remotas nesse momento de suspensão das atividades acadêmicas presencialmente. O e-book elenca ferramentas e detalha o passo a passo para cada tipo de estratégia que pode ser utilizada pelos docentes na realização das tarefas, desde aulas expositivas até a produção de podcasts e vídeos.

Sobre o conteúdo – guia prático

Além de tutoriais sobre aulas expositivas (síncronas e assíncronas) em plataformas como Google Meet, Zoom e OBS, o livro também aborda a realização de aulas interativas com o uso de ferramentas como o Quizlet, que permite o estudo por meio de cartões, e o Kahoot, com aprendizado baseado em jogos.

Há ainda tutoriais que abordam a utilização do Google Forms para realização de questionários e avaliações, do YouTube, para promoção de lives, do Powtoon, que permite a produção de vídeos didáticos animados, do Instagram, para a realização de eventos, entre outros. O e-book traz um apanhado dessas ferramentas e um guia prático de como usá-las. O conteúdo foi organizado pelas professoras Andréa Soares e Paula Pinheiro da Nóbrega e pelo estudante do curso de Fisioterapia, Luan Mendes.

Segundo a Profª Andréa Soares, coordenadora do GETS, a produção do e-book surgiu como demanda de material didático para uma série de oficinas sobre planejamento, produção e acompanhamento de disciplinas remotas. As oficinas foram desenvolvidas pelo GETS e envolveram cerca de 400 participantes, incluindo docentes e discentes da Faculdade de Medicina e da UFC, além de convidados externos às instituições.

“Nossa expectativa é a de ter produzido um material de fácil entendimento e aplicação, contribuindo significativamente para que professores e alunos da UFC e de outras instituições educacionais lidem com essa transição do modelo presencial para o remoto com mais facilidade e simplicidade”, aponta a Profª Andréa Soares, coordenadora do grupo.

Sobre o GETS

O GETS vem promovendo tutoriais desse tipo e disponibilizando publicamente por meio do canal do grupo no YouTube, onde se ensina como realizar gravação de aulas, usar ferramentas para reuniões, configurar salas virtuais e utilizar portais de periódicos. Em live realizada no último dia 17 de agosto pela equipe organizadora do livro no canal Plurissaberes (Biblioteca de Ciências Humanas) no Youtube, novos e-books devem ser lançados em breve. Também há a possibilidade de mais oficinas serem realizadas, inclusive para públicos externos à UFC. Para acompanhar as novidades deve-se ficar atento aos canais do GETS:

Instagram: gets.ufc

E-mail gets@ufc.br

Fonte: com informações do site da UFC e do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Saúde (GETS)