De 24 a 26 de agosto, equipe de avaliadores do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM) percorrerá os espaços e cenários de prática do Curso de Medicina para avaliar se as atividades do curso estão em conformidade com padrões internacionais reconhecidos pela World Federation for Medical Education (WFME). A revisão dos requisitos para a certificação exigirá a colaboração de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, que serão convidados a participar de reuniões e plenárias, com os representantes do SAEME, nesse período.

A avaliação in loco é a terceira fase para o processo de acreditação pelo sistema, que certifica a qualidade das escolas médicas brasileiras com padrões internacionais e comprova a excelência em aspectos educacionais, perfil dos docentes, qualidade de gestão e da infraestrutura disponível, dentre outros quesitos. O processo é gratuito e válido por três anos.

Os alunos das instituições certificadas têm diploma reconhecido em outros países, o que facilita o encaminhamento para estudo e residência médica no exterior. A acreditação também poderá intensificar o intercâmbio de alunos de diferentes países.