Disciplina optativa com carga horária de 64h.
Ementa
  • Fundamentos histórico-culturais da Libras e suas relações com a educação dos surdos;
  • Parâmetros e traços linguísticos da Libras;
  • Cultura e identidades surdas;
  • Alfabeto datilológico;
  • Expressões não-manuais;
  • Uso do espaço;
  • Classificadores;
  • Vocabulário da Libras em contextos diversos;
  • Diálogos em língua de sinais;
Bibliografia Básica
  • CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilingue da Língua de Sinais, 3ª edição. São Paulo: EDUSP, 2008.
  • FELIPE, T. A. Libras em Contexto: curso básico. Brasília: MEC/SEESP, 2007.
  • LABORIT, E. O Vôo da Gaivota. Best Seller, 1994.
  • QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
  • SACKS, O. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
Bibliografia Complementar
  • CHAVES, E. P. Sinaliza, surdo!: caracterização da construção de um modelo de escola de surdos. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira). Faculdade de Educação, UFC. 2003. 110 p.
  • FERNANDES, E. Linguagem e surdez. Porto Alegre. Editora ArtMed, 2003.
  • FERREIRA-BRITO, L. Integração Social & Educação de Surdos. Rio de Janeiro: Babel Editora, 1993.
  • Por uma Gramática da Língua de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.
  • GOES, M. C. R.; SMOLKA, A. L. B. A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1993.
  • GOLDFELD, M. A Criança Surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.
  • LACERDA, C. B. GOES, C. R. Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: LOVISE, 2000
  • LANE, H. A máscara da benevolência : comunidade surda amordaçada. Lisboa: Instituto PIAGET, 1997.
  • LIMA-SALLES, H. M. M. (org). Bilinguismo dos surdos: questões lingüísticas e educacionais. Goiania: Cânone Editorial, 2007.
  • SOUZA, M. M. P. Voando com Gaivotas: um estudo das interações na educação de surdos. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira). Faculdade de Educação, UFC. 2008. 152 p.
  • QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997
  • SÁ, N. R. L. Cultura, Poder e Educação de Surdos. Manaus: INEP, 2002.
  • SKLIAR, C. (org). Educação e Exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.
  • A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
  • THOMA, A. S.; LOPES, M. C. (orgs.). A Invenção da Surdez: cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação, Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2004.
  • LEITÃO, V. M. Narrativas silenciosas de caminhos cruzados: história social de surdos no Ceará. Tese (Doutorado em Educação Brasileira). Faculdade de Educação, UFC. 2003.
  • WILCOX, S.; WILCOX, P. Aprender a ver. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2005.