Disciplina optativa com carga horária de 20h.
Ementa
  • Contexto histórico e social da prática médica, da organização dos serviços de saúde e dos determinantes do processo saúde/doença numa dada sociedade;
  • As transformações do conhecimento, os fatores determinantes das causas das doenças, a prática médica, a posição social do médico e o perfil epidemiológico dos diferentes períodos históricos, centrados fundamentalmente na medicina ocidental;
  • Conceitos sociológicos das relações históricas, sociais entre medicina/saúde e sociedade.
  • Fatores influenciadores da constituição da medicina atual;
Bibliografia Básica
  • ENTRALGO, P. L. La relación médico-enfermo. Madrid: Alianza Universidad, 1983
  • OLIVEIRA, D. A. Curso de Histórica da Medicina. Projeto de Extensão Preservação de Livros Históricos de Medicina. Eletrônica, 2004.
  • PETRUCELLI, R. J.; LYONS, A. S. História da Medicina. Barueri: Manole, 1997.
  • REZENDE, J. M.; MORAES, V. A.; PERINI, G. E. Seara de Asclépio. UFG, 2013.
Bibliografia Complementar
  • BERGAMO, P. G. Medicine virtual. Em hisbordes de lo real. Madrid: Debater AS, 1999.
  • CASTIGLIONE, A. História da Medicina. Sâo Paulo: Nacional, 1947.
  • ENTRALGO, P. L. La Medicina Hipocrática. Madrid: Alianza Universidad, 1970.
  • FOCAULT, M. O nascimento da clínica, 2ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1980.
  • MARGOTTA, F. Deuses e Demônios da Medicina, 7ª edição. Lisboa: Publicações Europa-América, 1989.