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Informações Gerais
Disciplina obrigatória do 5º semestre com carga horária de 64h.
Ementa
  • Introdução ao estudo de ética e bioética;
  • Genealogia do conceito bioética: os sentidos originários;
  • PensArteCorpo: como produzir um saber ético;
  • Problematização: como se interpreta o valor e o sentido da vida?
  • Bioética com o sentido de ética-da-vida ou aionética;
  • Problematização: como age o biopoder moldando o indivíduo?
  • Ethos do estudante de medicina;
  • A reinvenção de si entre a vontade e a razão;
  • Problematização: a reinvenção de si consiste no tornar-se o que se é?
  • A reinvenção de si por intermédio da potência da arte;
  • O corpo, o si-mesmo e a arte;
  • A relação entre o biopoder e a medicina;
  • A forma-de-vida da medicina;
  • Relação médico-paciente e família e aspectos éticos;
  • Habilidades de comunicação;
Bibliografia Básica
  • Textos didáticos específicos para cada aula.
Bibliografia Complementar
  • AGAMBEN, G. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
  • AGAMBEN, G. Meios sem fim: notas sobre a política. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
  • ALVES, R. Variações sobre o prazer: Santo Agostinho, Nietzsche, Marx e Babette. São Paulo: Planeta do Brasil, 2011.
  • ALVES, R e BRANDÃO, CR. Encantar o mundo pela palavra, 3ª edição. Campinas: Papirus 7 Mares, 2010.
  • ANDRADE, E. O sujeito do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
  • ARAÚJO, I. L. Foucault e a crítica do sujeito, 2ª edição. Curitiba: Editora UFPR, 2008.
  • ARENDT, H. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar, 2ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
  • ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco, 4ª edição. São Paulo: EDIPRO, 2014.
  • BARRENECHEA, M. A. Nietzsche e o corpo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
  • BARROS, M. Exercícios de ser Criança. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999.
  • BEDÊ, C.; LOPES, J.; KENNEDY, R. Perfis de artistas cearenses. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2014.
  • BERT, J. F. Pensar com Michel Foucault. São Paulo: Parábola, 2013.
  • COLI, J. O que é arte, 15ª edição. São Paulo: Brasiliense, 2000.
  • COURTINE, J. J. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Petrópolis: Vozes, 2013.
  • CZERESNIA, D. Categoria vida: reflexões para uma nova biologia. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2012.
  • DELEUZE, G. Conversações, 2ª edição. São Paulo: 34, 2010.
  • DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
  • DIAS, R. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
  • DIAS, R.; VANDERLEI, S.; BARROS, T. (orgs.) Leituras de Zaratustra. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2011.
  • DINIZ, D.; e GUILHEM, D. O que é Bioética? São Paulo: Brasiliense, 2002.
  • FOUCAULT, M. Arte, epistemologia, filosofia e história da medicina. Ditos e escritos 7. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
  • FOUCAULT, M. Microfísica do Poder, 22ª edição. São Paulo: Graal, 2006.
  • HEIDEGGER, M. Marcas do Caminho. Petrópólis: Vozes, 2008.
  • LEVY, T. S. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
  • LISPECTOR, C. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
  • MACHADO, R. Deleuze, a arte e a filosofia, 2ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
  • MADEIRO LEITE, A. J.; COELHO FILHO, J. M. (orgs.) Você pode me ouvir, Doutor? Cartas para quem escolheu ser médico. Campinas: Saberes, 2010.
  • MATESCO, V. Corpo, imagem e representação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
  • NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Martin Claret, 2007.
  • NIETZSCHE, F. Ecce homo: como alguém se torna o que é. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
  • NOVAES, A. (org.) A condição humana: as aventuras do homem em tempos de mutações. Rio de Janeiro: Agir; São Paulo: Edições SESC SP, 2009.
  • NUNES, B. Introdução à filosofia da Arte, 5ª edição. São Paulo: Ática, 2003.
  • PELBART, P. P. Vida Capital: Ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2009.
  • PESSOA, F. Obra Poética, Volume único. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.
  • PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Medicina da UFC: um novo Currículo. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2001.
  • ROSE, N. A política da própria vida: biomedicina, poder e subjetividade no século XXI. São Paulo: Paulus, 2013.
  • SILVA, F. L. O conhecimento de si. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; São Paulo: Casa do Saber, 2011.
  • SOUSA, M. A. Nietzsche: viver intensamente, tornar-se o que se é. São Paulo: Paulus, 2009.