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Informações Gerais
 Disciplina obrigatória do 1° semestre com carga horária de 64h.
Ementa
  • O perfil do médico a ser formado no Século XXI e os desafios à sua Formação. Evolução da formação do raciocínio médico. Considerações das contribuições herdadas da filosofia, da ciência moderna e da ética médica. Inventário de personalidade. Vocação profissional.
  • Introdução à organização da vida universitária. Comunicação e aprendizagem interpessoal. Motivação e estilos de aprendizagem. Reflexão sobre a rotina acadêmica, gestão do tempo para o estudo/aprendizagem. Contrato de aprendizagem, plano/planejamento de ação para a aprendizagem. Acesso à informação durante a formação médica. Biossegurança na aprendizagem. Futuro exercício da medicina nos diversos cenários de prática.
  • Aspectos éticos e morais necessários ao estudante de medicina (compromisso com a competência da futura profissão e honestidade). Auto-cuidado, empatia, Desenvolvimento de atributos pessoais que incluem atitudes e comportamentos acima do interesse próprio do médico (altruísmo,responsabilidade, excelência, atributos do dever e do serviço, de honra e integridade, respeito pelos outros).
Bibliografia Básica
  • KAUFMAN, A. (org). De estudante a médico: a psicologia médica e a construção de relações. CasaPsi Livraria e Editora, 2010.
  • KOLB, A. Y.; KOLB, D. A. The Kolb Learning Style Inventory – Version 3.1. Technical Specifications, Experience Based Learning Systems, Inc. Case Western Reserve University, May 15, 2005.
  • LAMPERT, J. B. Tendências de mudanças na formação médica no Brasil – Tipologias das escolas. Editora Hucitec – ABEM, 2009.
  • REGO, S. A formação ética dos médicos: saindo da adolescência com a vida (dos outros) nas mãos. Editora Fiocruz, 2005.
Bibliografia Complementar
  • CLEGG, S.; BRADLEY, S. Models of Personal Development Planning: practice and processes. British Educational Research Journal, Vol. 32, No. 1, February 2006, pp. 57–76.
  • PAÍN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Rio de Janeiro: ArtMed, 2008.
  • MYERS BRIGGS, I. Introdução a teoria dos tipos psicológicos. Instrumentos de desenvolvimento humano.
  • SANTROCK, J. W. Psicologia educacional, 3ª edição. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.