Menu fechado

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, a automedicação é um hábito comum a pelo menos 77% dos brasileiros. Além do risco de tomar remédios sem acompanhamento médico adequado, complicações pelo uso indiscriminado também são uma preocupação que aumenta diante da atual pandemia.

Por isso, o Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM) ‒ vinculado ao Curso de Farmácia da UFC, lança uma série de boletins informativos sobre a utilização de medicamentos para o tratamento da covid-19. Todo o conteúdo está disponível no site do Grupo e nas redes sociais. O projeto tem como foco a promoção do uso seguro, eficaz e econômico de fármacos.

Clique aqui para conferir os boletins

Os temas variam, mas tudo é embasado conforme documentos de fontes oficiais, solicitações e demandas do Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM/UFC).

Sobre o projeto – O GPUIM existe desde a década de 1990. Atualmente, é coordenado pela Profª Mirian Parente Monteiro e como programa de extensão do Curso de Farmácia. O Grupo congrega diferentes ações, como o Centro de Estudos Toxicológicos (CETOX); o Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM); o Centro de Farmacovigilância do Ceará (CEFACE); o Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEATENF); o Centro de Estudos e Apoio à Assistência Farmacêutica (CEAF) e o Centro de Informação Toxicológica (CIT).

Coordenadora do projeto: Profª Mirian Parente Monteiro, coordenadora do programa GPUIM – e-mail: mirianparente@gmail.com