NUTEDS

O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará, NUTEDS/UFC, criado pela portaria nº 76 de 15 de janeiro de 2010, do Magnífico Reitor Jesualdo Pereira Farias, com caráter multidisciplinar, tem como principias finalidades apoiar projetos de uso das Novas Tecnologias da Informação e das Informações – NTICs na área da saúde, entre eles o Projeto Rede Universitária de Telemedicina (do Ministério das Ciências e Tecnologia, por meio da RNP), o Projeto Nacional de Telessaúde e, mais recentemente, da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Essas duas últimas ações consistem iniciativas do Ministério da Saúde, propostas e implantadas pela Secretaria da Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde – SGTES. Por outro lado, o Núcleo destina-se também a ser o ponto de apoio para a introdução ao uso das NTICs na área da Saúde da UFC, notadamente no que se refira à Educação a Distância online (EaD online) e à prática efetiva de ações de Telessaúde e Telemedicina, sempre com a visão primordial de apoio à Atenção Básica. 

Entre suas diversas atividades pioneiras podem ser destacadas, na EaD online, a oferta do primeiro Curso de Formação de Tutores para Educação a Distância online em Saúde, do primeiro curso de Formação de Conteudistas para Educação a Distância online em Saúde, e a oferta do Curso de Especialização em Saúde da Família (com 1000 vagas) sob os auspícios da UNA-SUS/MS. Na área da Telessaúde e Telemedicina, o NUTEDS/UFC tem prestado relevante trabalho disponibilizando um sistema de consultas offline para fornecer apoio dentro dos princípios da Segunda Opinião Formativa, um programa constante de palestras ministradas por webconferência para Pontos do Núcleo de Telessaúde do Ceará instalados em diversas cidades do interior do Estado (em número de 100), além de ações de Telecardiologia e Teledermatologia, com plantões diários fixos na primeira das atividades e offline na segunda. Mantém ainda dois Projetos de Extensão, destacando-se o Projeto Ciclo de Palestras do NUTEDS e o Projeto de Pesquisa Documentária, esse último voltado à melhoria do letramento informacional para profissionais da saúde. Tendo em vista atender ao esforço para melhorar também o letramento digital desses profissionais deverá ofertar brevemente um curso rápido sobre esse tema, com duração de uma semana, que deverá se repetir periodicamente, tornando-se atividade constante. Para essas ações utiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem free, o Moddle, padrão que tem se disseminado na área da saúde de diversas outras IES no país. O NUTEDS está cadastrado como grupo de pesquisa no CNPq, em substituição ao antigo Grupo de Estudos em Tecnologia das Informações e Teleinformática em Saúde – GETITS, criado inicialmente há cerca de quase dez anos. 

O NUTEDS/UFC tem ainda sob sua responsabilidade a manutenção de páginas eletrônicas, com destaque para a primeira delas e já em funcionamento há praticamente dois anos, a do Núcleo de Telessaúde do Ceará (http://telessaude.medicina.ufc.br), a recém publicada página da Faculdade de Medicina (http://www.medicina.ufc.br) e a próxima página ora em estruturação, a do próprio Núcleo, http://www.nuteds.ufc.br. 

Entre varias outras realizações o NUTEDS/UFC vem se destacando por manter atividades de videocolaboração, com vídeo e webconferências, estas últimas utilizando um sistema open source, permitindo hoje conectar até 100 pontos simultaneamente, e as aulas e palestras ministradas por esses sistemas são gravadas e posteriormente disponibilizadas na página do Telessaúde por videostreaming, de forma inteiramente gratuita. 

O NUTEDS/UFC acha-se interligado à Rede Gigafor, portanto com banda larga disponibilizando acesso, via Labmed (antigo Laboratório de Informática da Faculdade de Medicina) para todo o complexo da Saúde da UFC. Diversas parcerias são mantidas com visão colaborativa, tanto com outros Núcleos de Telessaúde do país, quanto com instituições locais, com destaque para a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza - SMS, a Secretaria de Estado da Saúde do Ceará - SESA, a Escola de Saúde Pública - ESP e o Conselho das Secretarias e Secretários de Saúde do Estado do Ceará – COSSEMS/CE.